Nem maçã nem laranja: essa é a fruta mais popular do mundo
Comer frutas faz bem para a saúde e é um hábito difundido mundialmente. Na foto, uma barraca de sucos frescos em Israel exibe suas frutas.
Quando você pensa em frutas, é provável que a primeira imagem a vir à mente deva ser a de uma banana – principalmente no caso dos brasileiros e dos demais povos da América Latina. Isso porque, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) esta é a fruta mais popular do mundo.
A banana lidera um ranking que traz na sequência as frutas cítricas (como laranja e limão), as maçãs e as uvas, diz a fonte em seu site oficial. A organização também explica que a banana é uma das frutas mais produzidas, comercializadas e consumidas no mundo.
Estimativas oficiais mostram que, somente em 2019, o volume estimado de exportação desse produto alimentício foi de 21 milhões de toneladas, de acordo com o relatório “Banana: Análise de mercado 2022”, da FAO.
Outro documento publicado em 2020 pela FAO observa que em 2018 o mundo produziu um total de 868 milhões de toneladas de frutas. "As principais, em ordem de importância, foram bananas e bananas-da-terra, frutas cítricas (laranja, tangerina, tangerina, limão, toranja), melões, maçãs e uvas".
No Dia Mundial da Fruta, celebrado todo 1º de julho, saiba mais sobre a mais popular das frutas.
As bananas são as frutas mais populares, seguidas pelas frutas cítricas, maçãs e uvas.
Os 3 fatos que mostram a popularidade das bananas em todo o mundo
De acordo com a FAO, as bananas fornecem nutrientes vitais para as pessoas em todo o mundo. A National Geographic reuniu alguns fatos que demonstram sua importância no mundo.
1. A banana é cultivada principalmente na Ásia, na América Latina e na África. Os principais países exportadores de bananas, no entanto, estão nas Américas Central e do Sul, e nas Filipinas, onde mais de 90% do alimento é produzido, revela a agência da ONU.
2. Já os maiores importadores de banana no mundo são a União Europeia, os Estados Unidos, a China, a Rússia e o Japão.
3 - "Existem mais de mil variedades de bananas no mundo, que fornecem nutrientes vitais para as populações dos países produtores e importadores", destaca a FAO. Entre elas, a Cavendish (uma variedade doce) é a mais comercializada, com um volume de produção anual estimado em 50 milhões de toneladas (pouco menos da metade da produção mundial). Destaca-se também a banana-da-terra, uma variedade culinária para cozinhar.