Comer frutas faz bem para a saúde e é um hábito difundido mundialmente. Na foto, uma ...

Nem maçã nem laranja: essa é a fruta mais popular do mundo

De acordo com dados oficiais, a América Latina é uma das principais regiões produtoras da fruta mais conhecida do planeta. No Dia Mundial da Fruta, celebrado em 1º de julho, descubra que alimento é esse e qual sua importância.

Comer frutas faz bem para a saúde e é um hábito difundido mundialmente. Na foto, uma barraca de sucos frescos em Israel exibe suas frutas.

Foto de CATHERINE KARNOW
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 30 de jun. de 2024, 12:02 BRT

Quando você pensa em frutas, é provável que a primeira imagem a vir à mente deva ser a de uma banana – principalmente no caso dos brasileiros e dos demais povos da América Latina. Isso porque, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) esta é a fruta mais popular do mundo.

A banana lidera um ranking que traz na sequência as frutas cítricas (como laranja e limão), as maçãs e as uvas, diz a fonte em seu site oficial. A organização também explica que a banana é uma das frutas mais produzidas, comercializadas e consumidas no mundo. 

Estimativas oficiais mostram que, somente em 2019, o volume estimado de exportação desse produto alimentício foi de 21 milhões de toneladas, de acordo com o relatório “Banana: Análise de mercado 2022”, da FAO.

Outro documento publicado em 2020 pela FAO observa que em 2018 o mundo produziu um total de 868 milhões de toneladas de frutas. "As principais, em ordem de importância, foram bananas e bananas-da-terra, frutas cítricas (laranja, tangerina, tangerina, limão, toranja), melões, maçãs e uvas".

No Dia Mundial da Fruta, celebrado todo 1º de julho, saiba mais sobre a mais popular das frutas.

As bananas são as frutas mais populares, seguidas pelas frutas cítricas, maçãs e uvas.

Foto de Ronaldo Rosa EMBRAPA

Os 3 fatos que mostram a popularidade das bananas em todo o mundo

De acordo com a FAO, as bananas fornecem nutrientes vitais para as pessoas em todo o mundo. A National Geographic reuniu alguns fatos que demonstram sua importância no mundo.

1. A banana é cultivada principalmente na Ásia, na América Latina e na África. Os principais países exportadores de bananas, no entanto, estão nas Américas Central e do Sul, e nas Filipinas, onde mais de 90% do alimento é produzido, revela a agência da ONU.

2. Já os maiores importadores de banana no mundo são a União Europeia, os Estados Unidos, a China, a Rússia e o Japão.

3 - "Existem mais de mil variedades de bananas no mundo, que fornecem nutrientes vitais para as populações dos países produtores e importadores", destaca a FAO. Entre elas, a Cavendish (uma variedade doce) é a mais comercializada, com um volume de produção anual estimado em 50 milhões de toneladas (pouco menos da metade da produção mundial). Destaca-se também a banana-da-terra, uma variedade culinária para cozinhar.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados