Comer pelo menos uma dessas frutas pode proteger seu coração

Especialistas confirmam que estas frutas são benéficas devido às suas propriedades de proteção cardiovascular.

Mirtilos silvestres encontrados no Parque Estadual Wood-Tikchik, no Alasca, Estados Unidos.

Foto de Michael Melford
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 7 de ago. de 2023, 13:14 BRT

A cada ano, mais pessoas morrem em decorrência  de doenças cardiovasculares (DCV) do que de qualquer outra causa, alerta a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O risco de DCV é aumentado por uma dieta pouco saudável, caracterizada por um baixo consumo de frutas e vegetais e uma alta ingestão de sal, açúcares e gorduras, alerta o órgão especializado em saúde da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Por outro lado, o consumo de certos alimentos, e, especial determinadas frutas como  uvas e mirtilos, pode ter efeitos positivos para a saúde cardíaca.

Como as frutas podem proteger o coração

De acordo com um artigo de revisão publicado na revista científica Nutrients, em 2017, as doenças cardiovasculares são definidas como distúrbios do coração e dos vasos sanguíneos – e incluem a doença coronariana e o acidente vascular cerebral. 

O artigo conclui que certas frutas podem prevenir a DCV ou facilitar a restauração da morfologia e da função do coração e dos vasos após uma lesão. Além disso, as dietas ricas em frutas retardam o início e atenuam a gravidade da DCV.

Algumas frutas podem modular os fatores de risco metabólicos, como hipertensão, dislipidemia, diabetes e sobrepeso, e inibir a aterosclerose, o principal processo patológico da doença coronariana e do derrame.

"Estima-se que uma dieta pobre em frutas seja o terceiro fator de risco mais importante para doenças cardiovasculares, depois da pressão alta e do fumo", diz o artigo.

(Tal vez você se interesse por: Como ter uma vida longa e com saúde, segundo a ciência)

Que frutas são boas para o coração?

As evidências sustentam que várias frutas, como uvas, mirtilos, romã, maçã e abacate, por exemplo,  apresentam propriedades protetoras cardiovasculares, acrescenta o artigo.

Especificamente, a pesquisa revela que o consumo de uvas ou de produtos derivados de uvas poderia reduzir a incidência de DCV corrigindo a disfunção endotelial, diminuindo os lipídios do sangue, reduzindo a hipertensão, inibindo o estresse oxidativo, melhorando a função plaquetária, protegendo a função miocárdica, a antitrombose e resistindo à inflamação. 

mirtilo, por sua vez, é uma fruta que contém flavonoides com alta capacidade cardioprotetora, incluindo propriedades antiaterogênicas, anti-inflamatórias, de redução da pressão arterial, de parâmetro oxidativo e de aumento da reatividade vascular.

Enquanto isso, a casca, a semente e o suco da romã são ricos em antioxidantes e têm propriedades artero-protetoras e anti-hipertensivas potentes.

Uma macieira na cidade de New Berlin, em Wisconsin, nos Estados Unidos. A maçã está entre as frutas mais populares consumidas que têm benefícios para a saúde cardíaca. 

Foto de Jim Richardson

Estudos epidemiológicos demonstraram que comer maçãs, uma das frutas mais consumidas no mundo, está associado a uma redução na ocorrência de doenças cardiovasculares. A maçã é uma importante fonte de fibras e contém antioxidantes, como a vitamina C e os polifenóis dietéticos. O consumo dessa fruta também pode ser útil na redução do colesterol.

O abacate é mais um a figurar na lista do artigo científico da Nutrients. A fruta tropical contém compostos lipofílicos, ou seja, ácidos graxos monoinsaturados (MUFA), polifenóis, carotenoides, vitamina E, fitoesteróis e esqualeno, que foram reconhecidos por suas propriedades redutoras de colesterol.

Outras frutas com efeitos cardioprotetores mencionadas pelo artigo de 2017 são manga, cereja, açaí, framboesa preta, amora, kiwi e maracujá amarelo. Entretanto, os dados individuais sobre essas frutas ainda são limitados.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados