Detectado asteroide potencialmente perigoso para a Terra

O Observatório Cerro Tololo, no Chile, descobriu três objetos próximos ao planeta. De acordo com o programa NOIRLab, um deles pode impactar a Terra.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 11 de nov. de 2022, 10:31 BRT

Asteroide 2022 AP7 tem uma órbita que pode, em algum momento, colocá-lo no caminho da Terra.

Foto de ESA

Três asteroides escondidos no interior do Sistema Solar foram descobertos pelo observatório Cerro Tololo, no Chile. Dois desses objetos, chamados 2021 PH27 e 2021 LJ4, têm órbitas que os colocam longe do impacto com a Terra. No entanto, o terceiro deles, o asteroide 2022 AP7, tem uma órbita que pode, em algum momento, colocá-lo no caminho do nosso planeta.

Esta descoberta foi feita a partir do uso da Câmera de Energia Escura (DECam, sua sigla em inglês) no Telescópio Víctor M. Blanco. O equipamento é um gerador de imagens de alto desempenho em campo amplo e foi projetado especificamente para o Estúdio de Energia Escura.

Um ponto importante a constatar é que os asteroides que estão mais longe do Sol do que da Terra são mais fáceis de detectar, de acordo com o documento do NOIRLab. Além disso, esta pesquisa permite entender como a força de atração e o calor do Sol contribuem para sua fragmentação.

Você pode se interessar pelo seguinte vídeo:

 

2022 AP7: Qual asteroide se aproxima da Terra?

De acordo com Scott S. Sheppard, astrônomo do Laboratório da Terra e Planetas do Instituto Carnegie para a Ciência, existem apenas dois asteroides próximos à Terra que possuem cerca de um quilômetro de diâmetro. O asteroide 2022 AP7 é um deles.

Este objeto tem um diâmetro de 1,5 quilômetros de largura. Trata-se do maior e mais potencialmente perigoso asteroide dos últimos oito anos, segundo os responsáveis ​​pelo programa espacial. Sheppard descreve o objeto como um "assassino de planetas".

Asteroides sem risco de impacto

Os asteroides próximos à Terra também são descritos como NEAs: Near Earth Asteroids, de acordo com sua sigla em inglês. Essas rochas foram descobertas na área do Sistema Solar Interior, região que antecede as órbitas da Terra e Vênus, durante o crepúsculo solar.

De acordo com a equipe de Tololo, descobrir asteroides no interior do Sistema Solar é um desafio ousado. São 10 minutos todas as noites para examinar esta área e lidar com o brilho do sol.

O asteroide 2021 PH27 é de interesse primário para o NOIRLab, porque é o objeto conhecido mais próximo ao Sol. Assim, este asteroide tem maiores efeitos de relatividade geral do que qualquer outro objeto no Sistema Solar.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados