O que está acontecendo com a estrela Betelgeuse?
Animação de uma explosão de supernova para seu remanescente.
A estrela gigante Betelgeuse, uma das mais conhecidas e que se localiza relativamente perto da Terra (cerca de 725 anos-luz de distância), está destinada a explodir como uma Supernova em um milhão de anos, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
Atualmente, a tecnologia disponível permite aos astrônomos reconstruir a história das estrelas através de seus movimentos no céu. E até mesmo calcular quão distantes elas estão da Terra.
A Betelgeuse, localizada no Cinturão de Orion, é tão grande que, se o Sol no centro do Sistema Solar pudesse ser substituído por essa estrela, sua superfície se estenderia para além da órbita de Júpiter, diz a Nasa.
O que é Betelgeuse e por que ela está desaparecendo?
A Betelgeuse é uma Gigante Vermelha, ou seja, um corpo espacial que está na fase avançada de evolução estelar e atingiu um tamanho colossal devido a mudanças dentro de seu núcleo. A ESA observa que seu escurecimento (ou perda de brilho) começou em outubro de 2019 e durou até meados de fevereiro de 2020.
Uma imagem da criação de uma nova estrela na constelação de Orion.
Um terço do brilho da Betelgeuse foi reduzido nesse período, de modo que o fenômeno pudesse ser observado a olho nu da Terra. De acordo com dados do Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, a estrela explodiu em 2019 e perdeu parte de sua superfície visível.
(Você pode se interessar: Detectadas as primeiras estrelas do Universo? Entenda os fatos)
Ainda de acordo com observações da Nasa, o escurecimento da estrela aconteceu devido a uma imensa quantidade de material quente ejetado no espaço devido à explosão. Os danos produziram uma nuvem de poeira que obscureceu a luz das estrelas naquela região.
A Betelgeuse vai virar uma Supernova?
A agência espacial dos Estados Unidos afirma que, quando esses eventos ocorrem, é possível observar como as estrelas vermelhas perdem massa de seus núcleos, onde acontecem reações de fusão nuclear, à medida que envelhecem. O próximo passo da vida dessas estrelas é uma explosão como Supernovas.
No entanto, estudos astronômicos ainda não dão provas suficientes para dizer que a Betelgeuse explodirá em breve. O jornal da Nasa argumenta ainda que a perda de massa não é necessariamente o sinal de uma explosão iminente.