Qual é a temperatura do Sol?

O Sol é a estrela mais próxima de nosso planeta. Descubra curiosidades essenciais sobre ele.

O sol nasce atrás de um vinhedo perto de Fresno, California, onde as temperaturas chegam a centenas de graus Fahrenheit no verão, especialmente durante as ondas de calor.

Foto de Karla Gachet
Publicado 29 de dez. de 2022, 12:07 BRT

O Sol é uma estrela de tamanho médio conhecida como estrela anã amarela. Ele possui um diâmetro de 1 milhão e 392 mil quilômetros e estima-se que tenha 4,6 bilhões de anos, de acordo com o site da Nasa.

Além de emitir luz e calor, o Sol também emite ondas de rádio, raios ultravioleta e raios X. Os dois últimos seriam nocivos à vida na Terra não fosse a proteção da atmosfera terrestre.

(Você pode estar interessado em: A energia solar é um caminho para reduzir o aquecimento global?)

Afinal, qual é a temperatura do Sol?

A agência governamental norte-americana informa que a temperatura do Sol é estimada em mais de 15 milhões de graus Celsius.

A Nasa explica que a luz e o calor irradiados pelo Sol nascem de um processo que ocorre em seu centro. É lá que o hidrogênio se funde para formar hélio através de um processo conhecido como fusão nuclear. A energia criada por este processo é irradiada para fora até as bordas visíveis do Sol e depois para além dele através do Espaço na forma de luz e calor.

(Conteúdo relacionado: O que é o Sistema Solar e como ele é composto?)

Quais são as partes do Sol

O Sol é composto pelo núcleo, a zona de radiação, a zona de convecção e a fotosfera (que é a sua superfície). Além disso, ela tem duas camadas de gás acima da fotosfera chamadas de cromosfera e coroa, segundo a Nasa.

O Sol exerce uma poderosa atração gravitacional sobre todo o nosso Sistema Solar. É por causa dessa atração gravitacional que a Terra orbita o Sol.