Cometa Verde se aproxima da Terra pela primeira vez em 50 mil anos. Confira como e quando observá-lo

Evento único na história espacial, o cometa poderá ser visto no início de fevereiro. Saiba mais sobre ele.

O Cometa Verde foi descoberto no início de 2022 por um observatório da Califórnia, nos Estados Unidos.

Foto de NASA ESA
Publicado 27 de jan. de 2023, 16:16 BRT, Atualizado 1 de fev. de 2023, 16:21 BRT

cometa C/2022 E3 (ZTF), conhecido como Cometa Verde, foi descoberto no início de 2022 por um observatório da Califórnia, nos Estados Unidos, quando passava pela órbita de Júpiter, o quinto planeta do Sistema Solar

Em janeiro de 2023, peritos da agência espacial norte-americana Nasa indicaram que o cometa já estava próximo do Sol e, em seguida, seu caminho chegaria o mais próximo da Terra em 50 mil anos. A data prevista para esse momento é o próximo dia 2 de fevereiro, informa a Nasa.

Saiba mais sobre este evento e como observá-lo.

(Conteúdo relacionado: O que é um asteróide?)

Como observar o Cometa Verde

Segundo a Nasa, os cometas são imprevisíveis. No entanto, se o C/2022 E3 continuar com o mesmo brilho atual que é  sua assinatura, poderá ser observado com a ajuda de um binóculos. Em céus claros, sem a influência de poluição luminosa, o Cometa Verde também será observável a olho nu, sem instrumentos.

De acordo com Garcia, o cometa será visível na direção da constelação Auriga (ou Cocheiro), localizada no céu do hemisfério Norte, perto da estrela Alfa do Cocheiro, a estrela mais brilhante da constelação.

Ainda para o hemisfério Norte, a Nasa indica que o cometa será visível pela manhã, deslocando-se rapidamente para noroeste durante todo o mês de janeiro até chegar a seu ponto mais próximo do planeta Terra entre 1º e 2 de fevereiro.

De acordo com Beatriz García, astrofísica e investigadora do Conselho Nacional de Investigação Científica e Técnica da Argentina (Conicet), o melhor momento para observar a passagem do cometa a partir do hemisfério Sul será no seu perigeu – entre 1º e 5 de fevereiro, também olhando a direção da constelação Auriga à noite. No entanto, ela adverte que a Lua crescente pode interferir na observação.

O que se sabe sobre Cometa Verde

De acordo com as fontes consultadas por National Geographic, estas são as características do Cometa Verde, descoberto em janeiro de 2022:

• C/2022 E3 (ZTF) faz referência ao nome do observatório que descobriu o objeto espacial – o Zwicky Transient Facility (ZTF), localizado na Califórnia, Estados Unidos;
  • Os astrónomos do ZTF encontraram o cometa utilizando uma câmera de campo amplo Zwicky, no início de março de 2022;
  • O Cometa Verde é nomeado assim pelo seu bólide (cauda do cometa) esverdeado, composto por moléculas de carbono diatômicas em estado gasoso, explica Beatriz Garcia;
  • É um cometa de longa duração, explica a pesquisadora do Conicet. Ele vem da região do Sistema Solar chamada de Nuvem de Oort, localizada a um ano-luz de distância do Sol;
  • Até 2 de Fevereiro de 2023, o cometa passará pela Terra a uma distância de 42,5 milhões de quilômetros.