O eclipse solar total é o resultado do alinhamento do Sol, da Terra e da Lua. ...

Eclipse solar total de 2024: como e onde poderá ser visto esse evento astronômico

O eclipse solar poderá ser acompanhado de uma melhor forma apenas em três países das Américas. Um deles oferecerá uma das melhores vistas a seus observadores.

O eclipse solar total é o resultado do alinhamento do Sol, da Terra e da Lua. Quando ocorre, esse fenômeno oferece vistas de tirar o fôlego, embora seja importante observá-lo com a proteção adequada dos olhos para evitar danos.

Foto de Bill Ingalls NASA
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de abr. de 2024, 16:14 BRT

Um eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão parcial ou totalmente alinhados. Desta forma, o satélite da Terra passa entre a estrela e o nosso planeta lançando uma sombra sobre a Terra que causa um bloqueio total ou parcial da luz solar em algumas áreas, explica a Nasa (agência espacial estadunidense).

A poucos dias do primeiro eclipse solar de 2024, que atravessará sua fase total sendo visto, na plenitude, por apenas três países da América do Norte. O resto do mundo, incluindo partes das Américas Central e do Sul, verá o eclipse de forma penumbral ou simplesmente não poderá vê-lo. 

Descubra quando será o eclipse solar de abril de 2024 em qual país sua observação se dará da melhor forma para os observadores.

O eclipse solar total de 8 de abril de 2024 só será visível na América do Norte. De acordo com a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), o norte do México será o melhor lugar do mundo para vê-lo.

Foto de Joel Kowsky NASA

Eclipse solar de abril de 2024: quando será e onde vê-lo? 

eclipse solar total se dará em 8 de abril. A umbra (o centro escuro da sombra do eclipse) atravessará a América do Norte, passando por México, Estados Unidos e Canadá, de acordo com a agência espacial dos Estados Unidos.

Da mesma forma, toda a América Central poderá ver a penumbra do eclipse (a parte da sombra na qual a fonte de luz é apenas parcialmente bloqueada), de acordo com o Instituto de Geofísica da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

totalidade do eclipse (quando o Sol é completamente coberto pela Luacomeçará na costa do Pacífico do México às 12:07, horário local. De acordo com a instituição, o porto mexicano da cidade de Mazatlán e seus arredores serão os locais ideais para apreciar o evento.

De acordo com a UNAM, estima-se que apenas 25% do céu da cidade mexicana estará coberto por nuvens na data do eclipse. Portanto, o norte do México será o melhor lugar do mundo para ver o fenômeno, segundo a instituição. A cidade mexicana de Nazas, por sua vez, que fica no estado de Durango, é outro local privilegiado, pois os observadores poderão ver o eclipse por um período prolongado. Lá, o eclipse durará 4 minutos e 28 segundos, de acordo com um artigo da National Geographic Espanha.

Depois de passar pelo México, a umbra do eclipse solar de 8 de abril entrará nos Estados Unidos pelo estado do Texaschegará ao Canadá pelo sul de Ontário, antes de se perder no Atlântico, de acordo com um artigo publicado pela Nasa.

(Leia mais: Quais são os diferentes tipos de eclipses que existem?)

Como observar o eclipse solar total com segurança? 

Olhar para o Sol sem a proteção adequada pode ser perigoso durante a fase parcial do eclipse, pois podem ocorrer lesões oculares graves. Por isso, é necessário usar óculos solares seguros ou algum tipo de visor solar portátil adequado, recomenda a Nasa.

A agência também alerta que, durante a fase parcial do eclipsequem usar câmeras, telescópios ou binóculos para ver o fenômeno precisará usar filtros solares.

único momento em que o Sol pode ser observado diretamente é durante a totalidade, ou seja, quando a Lua obscurece completamente o lado brilhante da estrela. "Você saberá que é seguro quando não puder mais ver nenhuma parte do Sol através de óculos de eclipse ou de um visor solar", diz a Nasa.

É importante, como insiste a agência espacial, que assim que mesmo uma pequena parte do Sol reaparecer, os observadores coloquem imediatamente seus óculos de volta.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados