Acima, uma composição fotográfica da Nasa que mostra as diferentes fases de um eclipse lunar total.

Quando será o primeiro eclipse de 2025 e como ele poderá ser visto no Brasil?

Esse evento será visível em grande parte do mundo possibilitando testemunhar a transformação da Lua ao passar pela sombra do nosso planeta.

Acima, uma composição fotográfica da Nasa que mostra as diferentes fases de um eclipse lunar total.

Foto de Norah Moran – NASA – Johnson
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 3 de jan. de 2025, 07:10 BRT

Os eclipses são fenômenos astronômicos que cativam a humanidade desde os tempos antigos. Eles ocorrem quando um corpo celeste se contrapõe à luz de outro, e no caso do Sistema Solar, onde está a Terra, os eclipses vistos do nosso planeta podem ser tanto lunares quanto solares

E será justamente um eclipse lunar total o primeiro em 2025, que deve ocorrer em março e poderá ser observado nos países da América Latina, segundo pontua a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos).

(Você pode se interessar por: Quantos eclipses ocorrerão em 2025 e quando eles devem ser vistos?)

Captura do eclipse lunar total sobre o Observatório Nacional de Kitt Peak, nos Estados Unidos, em ...

Captura do eclipse lunar total sobre o Observatório Nacional de Kitt Peak, nos Estados Unidos, em 8 de novembro de 2022. Durante esse eclipse, o satélite da Terra não escureceu completamente, mas assumiu uma tonalidade avermelhada.

Foto de KPNO/NOIRLab/NSF/AURA/R. Sparks

Quando e onde ver o primeiro eclipse do ano 

primeiro eclipse do ano – que envolverá a Lua – será visível no dia 14 de março em diversas regiões do mundo. De acordo com a agência espacial estadunidense, ele será visível do Pacíficodas Américas, da Europa Ocidental e da África Ocidental. E proporcionará um espetáculo único justamente na América Latina.

A fase total do eclipse lunar começará 3h25 da madrugada no horário de Brasília, como indica o "Farmers' Almanac" (um compêndio de conhecimento sobre o clima e outros assuntos publicado nos Estados Unidos desde 1818). Será o momento em que a Terra se alinhará entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite. 

A Nasa confirma também que a duração da fase total do eclipse será de aproximadamente 1 hora e 5 minutos, permitindo que os observadores desfrutem de uma mudança notável na iluminação e na cor da Lua

Além disso, as fases penumbral e umbral serão registradas antes e depois da totalidade, com durações de 6 horas e 2 minutos e 3 horas e 38 minutos, respectivamente.

Como ver o primeiro eclipse de 2025 no Brasil?

Segundo o Centro de Astronomia da Universidade de Antofagasta, no Chile, que se dedica à pesquisa, ensino e divulgação sobre o tema, os principais momentos do eclipse lunar total ocorrem entre a noite de 13 e a madrugada de 14 de março. Durante esse período, merece destaque: 

Entrada na penumbra: acontece no Brasil às 23:57 da quinta-feira, dia 13 de março.

Máximo do eclipse: acontece às 02h59, de sexta-feira, 14 de março no Brasil.

mais populares

    veja mais
    Um eclipse lunar fotografado em Houston, no Texas (Estados Unidos), durante as primeiras horas da manhã ...

    Um eclipse lunar fotografado em Houston, no Texas (Estados Unidos), durante as primeiras horas da manhã de terça-feira, 15 de abril de 2014.

    Foto de Source>> NASA JOHNSON SPACE CENTER CC BY-NC 2.0

    O que caracteriza um eclipse lunar e qual a melhor maneira de observá-lo?

    Um eclipse lunar ocorre quando a Terra é colocada entre a Lua e o Sol, fazendo com que o satélite passe pela sombra projetada pelo nosso planeta. Esse fenômeno só ocorre durante a Lua Cheia

    De acordo com a Agência Espacial Canadense (CSA), que gerencia o programa espacial de seu país, “os eclipses lunares podem ser visíveis em praticamente todo o hemisfério, permitindo que mais pessoas os observem por um período maior de tempo”.

    A sombra da Terra é composta pela umbraonde a luz do Sol não chega, e pela penumbraonde ainda há alguma luz. “Dependendo de como a Lua se move, os eclipses podem ser classificados em três tiposeclipses penumbrais, que ocorrem quando a Lua cruza a penumbra da Terra; parciais, quando o satélite da Terra passa parcialmente pela umbra; e totais, quando o globo passa completamente pela umbra”, define a CSA.

    Um eclipse lunar total passa por todos os três estágios e normalmente dura entre 30 e 60 minutos. Durante um eclipse total, a Lua não fica completamente escuraa luz do Sol é refratada pela atmosfera da Terra, dando-lhe um tom avermelhado, o que dá origem ao termo “Lua de sangue”, diz a agência.

    Os eclipses lunares são um dos fenômenos astronômicos mais acessíveis, pois não requerem equipamentos especiais para serem observados. No entanto, o uso de binóculos ou de um pequeno telescópio pode melhorar a experiência. Também é possível capturar fotografias do eclipse com um telefone celular sob as condições certas.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados