Quantos eclipses ocorrerão em 2025 e quando eles devem ser vistos?
O Observatório de Dinâmica Solar (SDO), da Nasa, capturou um eclipse solar total ocorrido em 11 de fevereiro de 2018 quando a Terra passou em frente ao Sol. O evento durou apenas 31 minutos e não foi visível da Terra.
O ano de 2025 será bastante favorável para os apreciadores de fenômenos astronômicos. Esses eventos celestiais são aguardados com ansiedade por muitas pessoas em todo o mundo e, no caso dos eclipses, eles oferecem uma experiência única para observar o comportamento da luz e da sombra em nosso Sistema Solar. No próximo ano está confirmada a ocorrência de quatro eclipses – sendo dois solares e dois lunares.
Por isso mesmo, National Geographic reuniu informações sobre quando e onde ver esses eclipses, a fim de ajudar aos interessados a planejar suas observações. Acompanhe o que vem por aí em 2025.
(Você pode se interessar por: Qual é o vulcão ativo mais alto do mundo e onde ele fica?)
O primeiro eclipse de 2025 será lunar e total
Em 14 de março, um eclipse lunar total será visível no Pacífico, nas Américas, na Europa Ocidental e na África Ocidental, informa a Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos). Quase toda a América Latina terá boa visão desse evento.
O eclipse total lunar ocorre quando a Lua se move para a parte interna da sombra da Terra, ou umbra. A luz solar que passa pela atmosfera da Terra atinge o satélite, iluminando-o de maneira bem fraca. Devido à luz dispersa, a Lua pode parecer laranja ou avermelhada, especialmente se houver poeira ou nuvens na atmosfera.
Uma multidão assiste a um eclipse solar total nesta fotografia tirada em 21 de agosto de 2017 em Oregon, nos Estados Unidos.
Um eclipse solar parcial acontece logo na sequência
Apenas alguns dias depois, em 29 de março, será possível observar um eclipse solar parcial. Esse evento será visível na Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul, Oceano Atlântico e Ártico, de acordo com a agência espacial estadunidense.
Durante um eclipse solar parcial, a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra, mas não perfeitamente. Nesse caso, apenas parte do Sol parece estar coberta, criando uma forma crescente. Nesses eventos, é importante proteger sua visão usando um objeto especializado para a observação.
Sob um céu quase nublado, a Lua passa em frente ao Sol, gerando um eclipse solar parcial. Em 2025, esse evento ocorrerá em março e será visível nas Américas do Norte e do Sul. Um segundo eclipse solar parcial ocorrerá em 21 de setembro.
Uma Lua de sangue ocorre em 7 de setembro de 2025
O terceiro evento astronômico de 2025 acontece em 7 de setembro e será um novo eclipse lunar total. Esse fenômeno não será visível nas Américas, mas será visível na Europa, África, Ásia e Austrália, também segundo a Nasa.
Deve-se observar que, durante a totalidade deste fenômeno, o objeto celeste muda de cor e se torna mais amarelo, laranja ou avermelhado, razão pela qual um eclipse lunar total é ocasionalmente chamado de “Lua de sangue”.
(Você pode se interessar por: É possível ter vida alienígena em uma das luas de Júpiter? A Nasa finalmente irá explorá-la)
Os últimos eclipses de 2025
Em 21 de setembro, ocorrerá um novo eclipse solar parcial. Dessa vez, o evento astronômico será visível apenas na Nova Zelândia, Austrália, Antártica e em partes dos Oceanos Pacífico e Atlântico.
Mais uma vez, aqueles que esperam aproveitar o evento devem cuidar de sua visão usando uma proteção ou algum equipamento seguro como óculos para ver eclipse ou um visor solar portátil. Nesses casos, a agência espacial lembra que “não se deve olhar para o sol através das lentes de uma câmera, telescópio, binóculos ou qualquer outro dispositivo óptico enquanto se estiver usando óculos para ver eclipse ou um visor solar portátil. Os raios solares concentrados queimarão o filtro e causarão sérios danos aos olhos”.