O que é o ritmo circadiano e como conhecê-lo ajuda a dormir melhor

Seguir este processo natural ajuda a equilibrar o sono, ainda que outros fatores o afetem.

Por Redação National Geographic
Publicado 9 de fev. de 2023, 16:13 BRT

Em um antigo hotel na ala de Shinjuku, em Tóquio, os residentes dormem em cápsulas fechadas por cortinas.

Foto de Magnus Wennman

Dormir é fundamental e se trata de uma necessidade fisiológica essencial para a saúde. No entanto, em muitas ocasiões, pode ser complexo equilibrar o sono. Diante disso, existem diversos métodos para conseguir dormir melhor. Uma boa maneira, natural e econômica, são os ritmos ou ciclos circadianos.

O que são os ritmo circadianos?

De acordo com dados do Instituto Nacional de Ciências Médicas Gerais (NIGMS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, os ritmos circadianos são mudanças físicas, mentais e de conduta que seguem um ciclo de 24 horas.

Trata-se de processos naturais que afetam a maioria dos seres vivos, incluindo os animais, plantas e micróbios. Um exemplo concreto é a relação do sono com a luz e a escuridão: dormir de noite e despertar durante o dia.

Como o ritmo circadiano impacta no corpo?

O ritmo circadiano pode influenciar em funções importantes do corpo, como na liberação de hormônios, os hábitos alimentares, a digestão e a temperatura corporal, segundo o NIGMS. A maioria das pessoas recebe o efeito dos ritmos circadianos nos padrões do sono.

Como o ritmo circadiano ajuda a dormir?

O relógio principal do cérebro coordena todos os relógios biológicos (dispositivos de tempo naturais do organismo que regulam o ciclo dos ritmos circadianos) de um ser vivo ao mantê-los sincronizados.

De acordo com o instituto norte-americano, o relógio principal é um grupo de aproximadamente 20 mil neurônios que formam uma estrutura chamada núcleo supraquiasmático ou NSQ, localizado no hipotálamo, que recebe informação direta dos olhos.

“O NSQ controla a produção de melatonina, um hormônio que produz sonolência. Ele recebe informações sobre a luz que entra pelos nervos ópticos, que as transmitem dos olhos até o cérebro”, acrescenta o NIGMS.

Consequentemente, quando há menos luz (à noite, por exemplo), o NSQ informa ao cérebro para produzir mais melatonina, de forma a gerar sonolência. Portanto, seguir o ciclo natural e dormir durante as horas de escuridão contribui para equilibrar o sono.

Quais fatores afetam os ritmos circadianos e de sono?

Existem mudanças no corpo e fatores ambientais que podem alterar os ritmos circadianos e fazer com que o ciclo natural luz-escuridão não esteja sincronizado, informa o NIGMS.

Por exemplo, as mutações, as alterações genéticas, a mudança de horário, trabalho noturno e a luz de dispositivos eletrônicos – tudo isso pode afetar os relógios biológicos.

“Essas alterações podem causar transtornos do sono e produzir outros problemas crônicos como obesidade, diabetes, transtorno bipolar e transtorno afetivo sazonal”, conclui o NGMS.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados