Qual a maior cobra do Brasil? O tamanho dela vai te impressionar

A maior cobra do Brasil tem hábitos semiaquáticos, sendo geralmente vista em regiões de rios, brejos e pântanos.

Uma anaconda na margem do riacho Anangu, no Parque Nacional Yasuni.

Foto de Tim Lamán
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 17 de ago. de 2023, 12:31 BRT, Atualizado 21 de fev. de 2024, 16:00 BRT

Ela já fez parte de mitos, novelasfilmes de terror e, inevitavelmente, chama a atenção de todos que a veem, seja no cativeiro ou em seu habitat natural. 

Em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar vídeos e notícias deste animal engolindo diferentes presas. Alguma ideia de qual cobra é essa?

Trata-se da sucuri, também conhecida como anaconda. O maior exemplar já registrado tem sete metros de comprimento (há relatos de sucuris maiores, mas que não tiveram seu tamanho medido oficialmente). 

As informações são do Instituto Butantan, instituição de pesquisa sediada na cidade de São Paulo que tem anos de experiência em estudos sobre cobras.

Conheça as diferentes espécies de sucuri

Considerada a maior cobra do Brasil, a sucuri pertence ao gênero Eunectes. Ou seja, o seu nome não designa um único animal, mas cinco espécies – três delas podem ser encontradas em território brasileiro.

As cinco espécies são:

1.  Sucuri-verde do sul  (Eunectes murinus): é a maior das sucuris e pode pesar até 200 quilos. No Brasil, é encontrada em diversos estados e biomas como a Amazônia, o Cerrado e parte da Mata Atlântica

2.   Sucuri-verde do norte (Eunectes akayima): é a mais recente descoberta científica sobre as anacondas verdes. Em fevereiro de 2024 foi catalogada depois de escudos realizados com amostras de sucuri da Amazônia equatoriana. É encontrada em EquadorColômbia, VenezuelaTrinidadGuianaSurinameGuiana Francesa.

2. Sucuri-malhada (Eunectes deschauenseei): encontrada na Ilha de Marajó, em regiões do Pará e do Amapá.

3. Sucuri-amarela (Eunectes notaeus): também conhecida como sucuri-do-pantanal, pode ser vista principalmente nas áreas desse bioma.

4.  Sucuri-de-beni (Eunectes beniensis): é a única das sucuris que nunca foi identificada no Brasil, sendo característica da Bolívia.

A sucuri é venenosa?

Apesar do seu tamanho impressionante, a sucuri não é uma cobra peçonhenta (com veneno), informa o Butantan. A estratégia usada para matar a presa é enrolar o corpo ao redor da vítima e apertá-la até causar a morte por asfixia ou choque cardiorrespiratório.

O animal é 100% carnívoro e tem uma dieta variada: alimenta-se de mamíferospeixes, aves e outros répteis. Com hábitos semiaquáticos, a sucuri desloca-se com facilidade pela água e é normalmente avistada em regiões de rios, brejos e pântanos.

Uma das ameaças à sobrevivência dessa cobra é a ação humana, que, além de matar diretamente as sucuris, também diminui a população de presas disponíveis e o seu habitat.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados