Dicas para manter a motivação pessoal

Veja como é possível trabalhar a mente para alcançar metas e objetivos sem desistir.

Por cima do ombro, foto de Christine Chen fazendo anotações em seu caderno de campo. América do Sul, Chile. 

Foto de CHRISTINE CHEN
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 30 de dez. de 2022 10:52 BRT

Com a chegada do fim do ano, é comum que as pessoas delimitem metas para o novo ciclo. Entretanto, nem sempre é fácil encontrar a motivação para atingir esses objetivos. Mas algumas dicas podem ajudar a encontrar esse incentivo. 

A motivação é um conjunto de forças que levam uma pessoa a ter um determinado comportamento ou ação, explica Thaiana Brotto, psicóloga especialista em terapia comportamental, pós-graduanda em neurociência pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e com experiência de mais de 10 anos de atuação na área. 

(Relacionado: A virada do ano afeta a nossa mente?)

Segundo a psicóloga, esses agentes que influenciam na motivação podem ter origem tanto interna, ou seja, gerados pelo próprio indivíduo, quanto externa, quando gatilhos do ambiente influenciam nas ações. No entanto, de um jeito ou de outro, a motivação é algo bastante particular. 

“Ela está muito ligada à experiência de vida da pessoa, aos valores, expectativas, e desejos que ela construiu ao longo da vida, o que afeta tanto como o indivíduo se motiva quanto como o mundo influencia suas tomadas de decisões”, diz Brotto.

Como ter motivação: invista no autoconhecimento

Levando em conta que a motivação é algo individual, Brotto alerta que não há uma “receita de bolo” para chegar a ela. Mas afirma que, sim, é possível encontrar alguns caminhos para fomentar a própria motivação pessoal. 

A dica principal, segundo a especialista, é trabalhar o autoconhecimento. “Se conhecer é compreender sua história de vida e o que as experiências que você vivenciou te trouxeram. Saber o que gera um sentimento positivo, o que abala mais. Essa reflexão dá mais clareza para identificar o que te motiva”, afirma Brotto. 

(Veja também: Dicas de treino: corrida de rua)

No entanto, a psicóloga pondera que nem sempre é possível acionar os gatilhos externos para a motivação. “É nesse momento que é preciso entrar com a força do hábito”, diz. 

O importância do hábito para a motivação

Para ela, transformar aquilo que você precisa para alcançar seu objetivo em hábito ajuda nos dias em que a motivação não está alta. Por exemplo, se seu objetivo é aprender uma nova língua, o ideal é que você construa o hábito de estudar. Dessa forma, mesmo quando não tiver vontade, você ainda caminhará em direção a sua meta. 

“Transformar o objetivo em hábito, mesmo que não seja motivador, trará ganhos no médio-longo prazo. E isso, lá na frente, pode virar motivação para outros propósitos”, afirma. 

Ainda sobre criar hábitos, a psicóloga recomenda criar listas com pequenas tarefas que você quer ou precisa realizar. “Assim, quando você se sentir mais para baixo, mais vulnerável, você consegue visualizar seu caminho e retomar a ele”.

Treine seu cérebro para se motivar

Por fim, Brotto dá uma dica mais prática para ter motivação no dia a dia: alinhar a mentalidade com o que se quer alcançar. 

“Nosso cérebro é muito associativo e ao longo de um dia a gente é bombardeado por estímulos externos que, muitas vezes, nos confundem, fazem com que nos comparemos com os outros e questionemos nosso valor”, diz Brotto. 

Por isso, a especialista em terapia comportamental afirma que é importante consumir conteúdos, principalmente nas redes sociais, que estejam mais alinhados com a sua realidade e seus objetivos. Isso, segundo ela, pode gerar uma mudança de mentalidade, ajudando a manter a motivação.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

História
O que é o bullying?
História
O que é o amor segundo Platão?
História
Quais são os transtornos de ansiedade
História
O que é a Terra Indígena Yanomami
História
Quatro curiosidades que você não sabia sobre o Ano Novo Chinês de 2023

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados