Como o uso excessivo de celular afeta o cérebro?

Não há como separar a vida moderna desses dispositivos, mas quais efeitos eles podem causar no funcionamento do cérebro?

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de dez. de 2022, 10:28 BRT

Pesquisa aponta que os celulares estão nos deixando mais preguiçosos para pensar.

Arte de WT MEDIA INC.

Os smartphones e celulares são parte integrante das nossas vidas e essenciais para diversas atividades. Entretanto, as horas seguidas olhando para telas, rolando as timelines de redes sociais já demonstram efeitos colaterais no funcionamento do nosso cérebro, segundo especialistas.

O celular afeta a cognição

Pesquisas mostraram que os smartphones afetam a cognição. Um estudo publicado na revista científica Frontiers in Psychology, em 2017, relata que, quando usado com prudência, os dispositivos podem até aumentar a cognição humana. 

No entanto, o estudo mostra que os hábitos atuais de uso de celulares vêm demonstrando um impacto negativo e duradouro na capacidade dos usuários de pensar, lembrar, prestar atenção e regular as emoções.

O impacto na memória acontece porque os smartphones permitem que nossos cérebros não trabalhem muito para obter informações. Por exemplo, quando você lê um livro, você gera as imagens descritas na obra com a sua mente, diferentemente de quando você assiste a um vídeo. A consequência disso, segundo a pesquisa, é que não retemos o conhecimento tão bem.

Protesto fora de uma coletiva de imprensa é filmado e transmitido ao vivo através do celular. Tulsa, Oklahoma, Estados Unidos.

Foto de Bethany Mollenkof

Celulares podem deixar os cérebros “preguiçosos”

Outra pesquisa, feita por pesquisadores da Universidade de Waterloo (Canadá), em 2015, aponta que os celulares estão nos deixando mais preguiçosos para pensar. 

O artigo, divulgado na Science Daily, diz que com os smartphones não é mais preciso memorizar um número de telefone ou encontrar seu caminho pela cidade usando um mapa – o dispositivo faz essas coisas por você com um toque na tela. Isso, segundo o estudo, causa uma dependência excessiva do smartphone, o que pode levar à preguiça mental. 

Os pesquisadores também relataram que evitar usar a própria mente para resolver problemas pode ter consequências no envelhecimento.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados