O que é otaku? Saiba o significado e a origem desta cultura

Otaku está relacionado ao interesse pela cultura japonesa. Descubra a origem e a extensão deste conceito.

Compradores no moderno bairro de Omotesando e Harajuku em Tóquio, Japão.

Foto de David Guttenfelder
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 15 de dez. de 2022, 14:54 BRT

Um otaku é fã de anime, mangá ou romances gráficos e videogames japoneses. A informação é do artigo Se você faz isso, você é um otaku: reflexões sobre identidades constituídas a partir de objetos da cultura de massa japonesa, publicado em 2019 na revista Intersections in Communication.

Da mesma forma, lista a publicação, este hobby tende a gerar um interesse pela cultura japonesa em geral (língua, gastronomia, história, cinema, teatro, música, moda e espiritualidade). Verdadeiros otakus "seriam aqueles com amplo conhecimento detalhado sobre a Terra do Sol Nascente (Japão), derivado de um consumo comprometido de seus produtos culturais".

mais populares

    veja mais
    À esquerda: No alto:

    Tokyo Shibuya Crossing e Shibuya Ward à noite. Japão

    À direita: Acima:

    Pedestres na rua Takeshita, na área de Harajuku, em Tóquio, Japão.

    fotos de David Guttenfelder

    Qual é a origem da cultura otaku?

    Segundo o artigo publicado na Intersections in Communication, essa nomenclatura começou a ser usada no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 para se referir a qualquer pessoa que tenha um "carinho obsessivo" por qualquer assunto, atividade ou produto japonês. De acordo com sua primeira definição, a palavra descreve os fãs de forma discriminatória e depreciativa.

    Entre 1988 e 1989, o termo assumiu conotações ainda mais negativas "quando um homem de 26 anos chamado Tsutomu Miyazaki (em cujo quarto foi encontrada uma extensa coleção de fitas de mangá e anime em VHS) assassinou quatro meninas no Japão".

    Posteriormente, e desde o ano 2000, pode ser observada uma circulação mais positiva (ou pelo menos neutra) dos significados em relação ao otakismo. Isto porque os fãs de anime contribuíram para o renascimento do Japão ao consumir, produzir e distribuir estes produtos culturais após a recessão econômica de meados da década de 1990, de acordo com o artigo.

    mais populares

      veja mais

      mais populares

        veja mais
        loading

        Descubra Nat Geo

        • Animais
        • Meio ambiente
        • História
        • Ciência
        • Viagem
        • Fotografia
        • Espaço
        • Vídeo

        Sobre nós

        Inscrição

        • Assine a newsletter
        • Disney+

        Siga-nos

        Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados