Como é comemorado o Ano Novo Chinês?

Em outros países asiáticos, como Vietnã e Filipinas, a data é conhecida como Festival da Primavera, e é bastante celebrada.

Uma celebração do Ano Novo Lunar Chinês em Chinatown. Yangon, Mianmar.

Foto de CHIEN-CHI CHANG
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 17 de jan. de 2023, 12:00 BRT

O Ano Novo Chinês ocorre a partir de 22 de janeiro e dura três dias. Para 2023, o animal que representará o ano será o coelho, o quarto signo no ciclo de 12 animais (um para cada ano) que aparecem no zodíaco chinês. 

Muito popular em uma grande parte do planeta, essa comemoração tem suas peculiaridades. Descubra quais tradições são realizadas na festividade, também chamada de Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, como explica o Farmer’s Almanac

Como se celebra o Ano Novo Chinês

Na véspera do festival, as pessoas costumam comprar produtos relacionados ao animal do zodíaco que representa 2023 e que se trata do mascote da celebração. Para este ano, o canal de TV China Global Television Network (CGTN) revelou que o novo mascote escolhido pelo governo é um coelho branco chamado Tu Yuanyuan.  

De acordo com o governo chinês, a China abriga diferentes grupos étnicos com distintas tradições quando se trata de celebrar o Ano Novo. Os costumes Han (maior grupo étnico da China) e Manchu (minoria étnica da região da Manchúria), são semelhantes: as famílias comem alimentos tradicionais, as casas são decoradas com lanternas e celebram a chegada do Ano Novo com fogos de artifício e desejos de bons presságios. 

Outras atividades durante os três dias de feriado incluem a dança do leão e do dragão, em que os participantes se fantasiam e usam fantoches enquanto fazem movimentos que representam esses animais; caminhadas usando pernas-de-pau e corridas de barco-dragão, uma embarcação semelhante a uma canoa estilizada em forma de dragão, como detalha o site oficial do governo chinês. 

Além disso, as pessoas retomam as antigas tradições do festival: rezam por seus ancestrais, pela paz e pelos bons tempos – e adoram seus deuses.

(Conteúdo relacionado: Ano Novo: quais são os primeiros e os últimos países a celebrá-lo)

O que é comemorado durante o Ano Novo Lunar

Unidade, prosperidade e esperança são os três pilares que simbolizam a festa mais tradicional do povo chinês, de acordo com o site oficial do Governo Nacional da China.

A intenção do Ano Novo chinês, de acordo com essa fonte, é a de "acolher a felicidade que vem com boa sorte, demolir o velho e trazer o novo, e rezar por uma boa colheita" durante todo o ano.

À esquerda: No alto:

Celebrantes fantasiados na celebração do Ano Novo Chinês da Serpente em Honolulu, Ilha de Oahu, Havaí, EUA.

Foto de MARCO GARCIA
À direita: Acima:

Lanternas chinesas exibidas no Moon Lock Pavilion para a celebração do Ano Novo Chinês do Dragão no Lan Su Chinese Garden, Portland, Oregon.

Foto de Diane Cook LEN JENSHEL

Há quanto tempo o Ano Novo chinês é comemorado?

Por mais de quatro mil anos, o povo chinês vem comemorando este evento cultural, que foi iniciado pelo Imperador Yu Shun, também conhecido como o Filho do Céu. O objetivo de Shun, segundo o governo chinês, era levar seus subordinados a adorar o céu e a terra, como explica o site do governo. 

Embora o evento geralmente ocorra nos primeiros meses do ano, diferentes dinastias ao longo dos séculos utilizaram calendários diferentes para datar o primeiro dia do Festival da Primavera, como também é conhecido o Ano Novo Chinês no Vietnã e  nas Filipinas. 

Foi a partir da dinastia Han (202 a.C. a 220 d.C.) que o calendário lunar (o qual segue as fases da Lua) entrou em uso. Desde então, o Ano Novo é comemorado na segunda Lua nova após o solstício de inverno, o que marca o primeiro dia do primeiro mês do calendário lunar.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados