Ano Novo: quais são os primeiros e os últimos países a celebrá-lo

Descubra quais países dão as boas-vindas primeiro ao novo ano civil e quais estão no final da lista.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 30 de dez. de 2022, 10:55 BRT

Iranianos americanos e outros membros da comunidade pulam sobre o fogo no festival do fogo em comemoração ao Nowruz, o Ano Novo iraniano, no IMAN Center em Los Angeles, Califórnia. Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.

Foto de Lynsey Addario

O mundo está se preparando para receber o Ano Novo, embora nem todos celebrem o novo ano civil (que segue o calendário gregoriano, usado internacionalmente) ao mesmo tempo. Isso ocorre devido ao fuso horário de cada país e à rotação da Terra, que dá origem à sucessão do dia e da noite nas duas metades do planeta.

Quais são os primeiros países a celebrar o Ano Novo

Justamente por causa desse movimento da Terra, os cidadãos que primeiro dão as boas-vindas ao dia 1º de janeiro pertencem à República de Fiji, na Oceania. 

O arquipélago utiliza o fuso-horário UTC+12, ou seja, o horário local é contado a partir de mais doze horas do horário do Meridiano de Greenwich, marcação que divide o globo terrestre em ocidente e oriente, e indica o centro do fuso horário referencial para a contagem das horas. 

Quatro outras regiões se juntam ao pódio neste fuso. O país insular de Kiribati está em segundo lugar e recebe 2023 uma hora depois de Fiji. A nação da ilha está localizada no Oceano Pacífico ocidental e compartilha o mesmo fuso horário das Ilhas Marshall e de duas regiões russas localizadas a nordeste de seu país: Chukotka e Kamchatka.

(Você pode estar interessado em: A virada do ano afeta a nossa mente?)

Estes cinco territórios fazem parte da Linha Internacional da Data, que é mundialmente aceita como a região que serve de fronteira entre um dia e o outro. Sua área se estende ao longo do Oceano Pacífico.

Quais são os últimos países a celebrar o Ano Novo

Entre as últimas regiões do mundo a receberem a virada do ano está a Samoa Americana, um território dos Estados Unidos localizado no Oceano Pacífico, cujo fuso horário é UTC-11.

Em seguida, 24 horas mais tarde do que as Ilhas Fiji – por conta do fuso horário UTC-12 –, as Ilhas Baker e Howard, também dos Estados Unidos, localizada do outro lado da Linha Internacional da Data, são as últimas regiões do mundo a entrarem no próximo ano.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados