Quatro curiosidades que você não sabia sobre o Ano Novo Chinês de 2023

Neste ano, a celebração começa no dia 22 de janeiro, segundo o calendário lunar.

Lanternas chinesas flutuam no Lago Zither, exibido para a celebração do Ano Novo Chinês do Dragão, no Jardim Chinês Lan Su.

Foto de Diane Cook LEN JENSHEL
Por Redacción National Geographic
Publicado 13 de jan. de 2023, 17:11 BRT

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Ano Novo Lunar, começa na data em que, no leste da Ásia, ocorre a segunda lua nova após o solstício de inverno, de acordo com a revista norte-americana Farmer's Almanac. Em 2023, ele corresponde ao ano 4721 do calendário chinês. Conheça quatro curiosidades sobre este evento milenar:

1. O Ano do Coelho

O zodíaco chinês é composto por animais em um ciclo que se repete a cada doze anos. Cada ano é representado por um animal diferente e, de acordo com o calendário do zodíaco publicado pela revista China Today, o coelho é o animal indicado para 2023.

Segundo o zodíaco chinês, as pessoas nascidas no ano do coelho "gostam de estar perto de gente amorosa, acolhedora e agradável". São pessoas sentimentais, superficiais e bem-sucedidas nos negócios, acrescenta a revista. O animal oposto ao coelho é o galo.

De acordo com a publicação, o coelho é o representante das pessoas nascidas em 1951, 1963, 1975, 1987, 1999, 2011, 2023 e, sucessivamente, a cada doze anos. O tigre foi o animal de 2022, enquanto o dragão representará o Ano Novo Chinês de 2024.

(Saiba mais: Entenda o que é a política Covid zero da China)

2. Tu Yuanyuan, o mascote do Ano Novo Chinês

O Governo da China divulgou o rosto do mascote oficial da celebração, chamado Tu Yuanyuan. Sua imagem, de acordo com o canal de TV China Global Television Network (CGTN), representa a beleza do zodíaco chinês tradicional.

Tu Yuanyuan, representado pelo coelho branco tradicional da China, é o primeiro mascote de propriedade intelectual gerado por meio de análise de big data, segundo a CGTN. Sua estética é feita sob a técnica de pintura chinesa chamada Gongbi.

Um festival de lanternas, o maior do Japão, celebra o Ano Novo Chinês.

Foto de Hiroki Kobayashi

3. Zodíaco chinês: qual é o sistema de tronco e ramo

O Farmer's Almanac indica que o calendário chinês conta seus anos em uma escala chamada sistema de tronco e ramo, nomes que giram a cada 60 anos e também é conhecido como ciclo sexagenário chinês.

O nome de um ano é então dividido em duas partes, de acordo com a Farmer’s Almanac:

  • Tronco Celestial: está relacionado com as formas de yin-yang de doze elementos.
  • Ramo da Terra: os animais do zodíaco chinês.

Até 2023, de acordo com esse sistema, o animal será representado pelo coelho do elemento água.

4. Quais países festejam o Ano Novo Lunar

Embora o feriado também seja conhecido como Festival da Primavera, a data também é celebrada em outros países asiáticos e em outras partes do mundo, de acordo com o Farmer's Almanac.

O evento é um dos mais longos e populares da Ásia, indica a publicação norte-americana. Além da China, Vietnã, Coreia do Sul, Filipinas e Japão fazem parte da lista de países que seguem o Ano Novo Lunar.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados