Qual é a origem do chá na história humana?
Acima, uma representação de um ritual japonês de chá - bebida muito consumida e tradicional no Japão.
Quentinho ou gelado, uma xícara de chá é sempre bem-vinda. Seja por preferência de sabor de alguma planta específica ou para aproveitar os vários benefícios que o chá pode trazer à saúde, seu consumo se tornou parte da rotina de muitas pessoas pelo mundo ao longo dos anos.
(Veja também: Será que você consome cafeína em excesso? Conheça os riscos)
Desde 2020, o Dia Internacional do Chá é comemorado no dia 21 de maio, quando a ONU (Organizações das Nações Unidas) decidiu iniciar uma celebração global em homenagem à sua longa história e a importância cultural e econômica do chá no mundo. Uma bebida presente na maioria dos países e feita a partir de folhas, cascas, raízes e frutos bem variados, o chá tem uma origem milenar que você pode conhecer a seguir.
Trabalhadoras em uma plantação de chá em Looksan, na Índia.
Conheça qual é a origem do chá
A história do chá é bem antiga, viaja até a antiga China, especificamente para a província de Yunnan, durante a dinastia Shang chinesa, entre 1.500 e 1.046 a.C., como conta a World History Encyclopedia (plataforma de conhecimento sobre história).
(Veja também: Produtos químicos escondidos em sua cozinha: veja quais são e o fazer para reduzi-los)
Durante milênios, o chá foi uma bebida medicinal obtida pela fervura de folhas frescas em água. Só que por volta do século 3 d.C., o chá tornou-se uma bebida diária dentro da rotina dos chineses e sem o foco somente medicinal, quando o cultivo e o processamento do chá começaram. O primeiro relato publicado sobre métodos de plantio, processamento e consumo foi feito em 350 d.C., explica a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido).
A plataforma britânica conta também que por volta de 800 d.C., as primeiras sementes de plantas para o cultivo de chá foram levadas por alguns chineses ao Japão, onde se estabeleceu realmente no século 13. Os chineses da região de Xiamen, por sua vez, levaram o cultivo de chá também para a ilha onde hoje é Taiwan em 1810.
Já os holandeses tiveram contato com o chá no Japão em 1826 e levaram sementes para a ilha de Java, na Indonésia – no período em que dominaram a região. Assim, aos poucos a cultura do chá foi se espalhando por diversos países asiáticos.
Há ainda a lenda que associa o chá ao Budismo, já que na antiga China era muito comum a bebida ser consumida pelos monges budistas para apoiá-los enquanto meditavam e para evitar o sono – afinal, diversos chás possuem cafeína, substância que pode alterar o sono.
Entre as muitas lendas da tradição japonesa e chinesa sobre a descoberta do chá diz que Bodhidharma, também conhecido como Daruma e fundador do Zen Budismo, foi a pessoa que descobriu o chá, como relata a World History Encyclopedia.