Veja 3 chás de ervas naturais que podem ser bons para saúde, de acordo com a ciência

Estas bebidas apresentam benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes estudados por especialistas.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 19 de jul. de 2023, 15:15 BRT
O chá de hibisco oferece benefícios antivirais e tem se mostrado eficaz contra algumas cepas de ...

O chá de hibisco oferece benefícios antivirais e tem se mostrado eficaz contra algumas cepas de gripe aviária.

Foto de Robert Clark

Os “chás de ervas” demonstraram ter efeitos medicinais e têm sido usados como remédios naturais há séculos, como afirma a Harvard Medical School (HMS), faculdade de Medicina da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Embora o termo "chá de ervas" seja uma expressão comum, ele é, na verdade, uma infusão feita de tisanas, que são misturas de frutas secas, flores, especiarias ou ervas em água

Por outro lado, o chá propriamente dito é produzido pela infusão das folhas e dos brotos da planta Camellia sinensis (popularmente conhecida como “chá-da-índia”) em água fervida, explica a HMS. 

De acordo com a instituição, estas são as bebidas que, na forma de chá, estão recomendadas para uma boa saúde:

1. Chá de gengibre

O chá de gengibre tem um sabor picante e é popular como remédio para náusea. Apesar da falta de estudos científicos sobre esse tipo de chá, há pesquisas mais específicas sobre o gengibre, diz a HMS. 

De acordo com a instituição, o gengibre estimula o sistema imunológico, combate a inflamação e pode ajudar na função gastrointestinal, no combate à dor, a síndromes metabólicas, entre outras.

No entanto, esclarece a HSM, o gengibre pode retardar a coagulação do sangue e ser potencialmente perigoso para pessoas que tomam medicamentos antiplaquetários ou anticoagulantes.

O chá é servido no Straits Enclave, uma casa transformada em museu que preserva a cultura e a tradição de Peranakan.

Foto de Ore Huiying

2. Chá de camomila

Como explica a HMS, a camomila é uma erva extraída das flores da família de plantas Asteraceae. Ela contém vários fitoquímicos bioativos, especialmente flavonoides que atuam como antioxidantes. Também possui pequenas quantidades de minerais e vitaminas, como potássio, cálcio, caroteno e folato, entre outros.

De acordo com a faculdade de medicina norte-americana, estudos apontam que a camomila traz benefícios como menor risco de morte por doenças cardíacas, apoio ao sistema imunológico e possível proteção contra alguns tipos de câncer.

Um estudo de 2019 citado pela entidade indica que a camomila pode ajudar mulheres com síndrome pré-menstrual graças a seus efeitos anti-inflamatórios e ansiolíticos. 

No entanto, a HMS observa que pessoas com histórico de alergias graves, especialmente ao pólen, devem evitar a camomila.

3. Chá de hibisco

Um terceiro chá de ervas naturais com benefícios para a saúde é o chá de hibisco, feito com as flores da planta hibisco (Hibiscus). Ele é conhecido por seu poder antioxidante e contém pequenas quantidades de potássio, cálcio, magnésio e outros oligoelementos (termo dado a elementos encontrados em quantidades muito pequenas em uma determinada substância), informa a Harvard.

O chá de hibisco também oferece benefícios antivirais e tem se mostrado eficaz contra algumas cepas de gripe aviária. Entre os benefícios cardiovasculares, estudos indicam que esse chá de ervas pode ajudar a diminuir a pressão arterial e contribuir para a redução dos níveis de colesterol ruim.

Assim como ocorre com os outros chás de ervas, a HSM afirma que o consumo do chá de hibisco deve ser evitado se a pessoa estiver tomando o medicamento hidroclorotiazida, pois os dois podem interagir negativamente. 

Apesar dos benefícios, é recomendável tomar chás de ervas com moderação e com aprovação médica, pois eles podem apresentar alguns riscos para pessoas com determinadas condições de saúde. Além disso, a HSM sugere evitar chás de ervas que contenham adição de açúcar e outros aditivos.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados