Morre o Papa Francisco aos 88 anos: pontífice é considerado “o Papa do povo”

Francisco serviu como Papa desde março de 2013, quando foi eleito após a renúncia de Bento 16. O pontífice foi o primeiro de origem latino-americana e definitivamente deixou sua marca entre os cristãos.

Por Melissa Sartore
Publicado 21 de abr. de 2025, 09:43 BRT
papa francisco

 Uma foto de perfil em preto e branco do Papa Francisco, dos ombros para cima.

Foto de Stefano dal Pozzolo, CONTRASTO

Papa Francisco faleceu no Vaticano em 21 de abril, depois de liderar os fiéis católicos desde março de 2013Sua eleição como papa foi caracterizada por novidades: ele foi o primeiro homem de fora da Europa a se tornar papa em mais de 1.200 anoso primeiro pontífice supremo da América do Sulo primeiro membro dos jesuítas a presidir como bispo de Roma.

Como chefe da Santa SéFrancisco abriu muitos novos caminhos, e sua liderança representou uma mudança significativa no próprio cargo, concentrando-se em preencher a lacuna cada vez maior entre a administração de elite da Igreja Católica e seu rebanho. Ele também foi pioneiro em novas abordagens para tradições e práticas católicas de longa data.

Papa Francisco jovem no sacerdócio

Visto em quarto lugar a partir da esquerda na terceira fileira, o jovem Jorge Bergoglio frequentou a escola primária em Buenos Aires.

Foto de Franco Origlia, Getty Images

Qual foi o caminho do Papa Francisco rumo ao sacerdócio

educação, o treinamento e a experiência prática de Francisco estabeleceram a base para sua trajetória na hierarquia da igreja. Nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, o futuro pontífice era um técnico químico treinado

Quando jovem, ele foi acometido por uma doença pulmonar com risco de vida que o levou a uma remoção parcial de um pulmão. Mas foi depois que Bergoglio se confessou, quando ainda era estudante do Ensino Médio, que ele recebeu o chamado para servir a Deus.

Ordenado formalmente como sacerdote católico em 1969, Bergoglio estudou teologia em sua terra natal, a Argentina, antes de fazer treinamento espiritual na Espanha.

De volta à Argentina, fez seu voto final à ordem dos jesuítas em 22 de abril de 1973 e, logo depois, tornou-se superior provincial da Companhia de Jesus. Durante as décadas de 1980 e 1990, Bergoglio atuou como reitor de sua alma mater, Faculdades de Filosofia e Teologia de San Miguel, também na capital argentina. 

Depois, viajou para o exterior para continuar sua própria educação e ocupou vários cargos na igreja institucional. Em 1998, tornou-se arcebispo de Buenos Aires e foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo 2º em 2001.

mais populares

    veja mais
    Jorge Mario Bergoglio como um jovem sacerdote

    Jorge Mario Bergoglio como um jovem sacerdote.

    Foto de API, Contributor, Getty Images

    Papa Francisco, um defensor da solidariedade

    Ao longo de sua carreira, Bergoglio enfatizou a justiça social, o envolvimento comunitário e a solidariedade entre cristãos e não-cristãos. Ele rejeitou qualquer coisa que se assemelhasse à extravagância – por exemplo, optando por transporte público e moradias modestas em vez dos apartamentos mais elaborados habitados por seus antecessores. Seu trabalho incansável nos bairros mais pobres de Buenos Aires lhe rendeu até mesmo o apelido de “bispo da favela”.

    Em 2001, Bergoglio foi lançado aos holofotes globais após o Sínodo dos Bispos, quando assumiu o cargo de relator geral. Nessa posição, Bergoglio foi encarregado de fazer o discurso principal e supervisionar os textos escritos sobre o resultado do encontro, que muitas vezes serve de guia para assuntos da Igreja

    o quarto austero onde o Papa Francisco viveu

    Este é o quarto austero onde o Papa Francisco viveu enquanto estudava para o sacerdócio em San Miguel, Buenos Aires, Argentina.

    Foto de Grupo44, LatinContent WO, Getty Images

    Bergoglio demonstrou habilidade e graça nos procedimentos após os ataques de 11 de setembro – tanto que acabou levando a conversas sobre sua elevação ao papado após a morte do Papa João Paulo 2º em 2005. Mas foi somente oito anos depois, quando o Papa Bento 16 renunciou, que em 13 de março de 2013, o Colégio de Cardeais elegeu Bergoglio como o 266º papa da Igreja Católica Romana.

    Bergoglio assumiu a cadeira papal aos 76 anos de idadeescolhendo Francisco como seu nome pontifício, em homenagem a São Francisco de Assis. Mais tarde, Bergoglio explicou que, quando os votos do conclave foram contados, sua mente se voltou para o santo do século 13: “Para mim, ele é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e protege a criação.”

    As missivas, os comunicados e os decretos oficiais do Papa Francisco demonstraram seu desejo de modernizar a Igreja e reformular um Vaticano marcado por escândalos

    Suas quatro encíclicas (cartas sobre os ensinamentos da igreja dirigidas a todos os bispos) delinearam seu foco na fé e na salvaçãona relação entre o meio ambiente e a religião, na necessidade de cooperação entre todos os seres humanos do mundo e em um apelo para redescobrir a importância do coração. Francisco logo se tornou um “astro do rock” para muitos, seguido por milhões de pessoas on-line e saudado em eventos por centenas de milhares de fiéis, reunidos em multidões apertadas e ansiosas por selfies.

    Jorge Mario Bergoglio batizado

    Jorge Mario Bergoglio foi batizado quando bebê na Igreja de San Carlos e Maria Auxiliadora em Buenos Aires.

    Foto de Grupo44, LatinContent WO, Getty Images

    Francisco deu ênfase ao respeito e abordou temas polêmicos

    Dentro do próprio Vaticano, o Papa Francisco trabalhou para diversificar o Colégio de Cardeais em um esforço para se afastar de um corpo composto principalmente por europeus. No entanto, Francisco não ficou imune a controvérsias nem a críticas, principalmente por ter sido envolvido no escândalo de abuso sexual em andamento na Igreja. 

    Ele ganhou manchetes de elogios e divisões por seus comentários sobre homossexualidadeuniões entre pessoas do mesmo sexo, a prática da barriga de aluguel, seu papel na elevação das mulheres dentro da Igreja e sua posição menos rígida sobre divórcio e contracepção, entre outros tópicos.

    Durante todo o seu papado, o Papa Francisco enfatizou o respeito pelos leigos e procurou capacitar as pessoas comuns em todos os lugares, simplificando as mensagens da igreja. Ele se esforçou para trazer a compaixão e a reconciliação para o primeiro plano das prioridades da Igreja Católica e acreditava na discussão aberta para promover o pensamento espiritual e clerical. 

    Francisco será lembrado não apenas por reformular a instituição como um todo, mas também por sua dedicação inabalável à fé e à comunidade católica e por seu olhar sem precedentes para o futuro em um mundo em constante mudança.

    sucessor do Papa Franciscoo 267º chefe da Santa Sé, será votado pelo Colégio de Cardeais em um conclave a ser realizado no período de interregno papal.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados