Como o ar poluído afeta a saúde humana

Este tipo de contaminação é um dos maiores riscos ambientais que existe para a saúde. De que maneira impacta respirar ar poluído?

Pesada poluição paira sobre o horizonte de Ulan Bator, na Mongólia.

Foto de Matthieu Paley
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 24 de jan. de 2023, 11:26 BRT

Nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar poluído, que mata 7 milhões de pessoas a cada ano, informa a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, a contaminação não ocorre apenas fora, mas também dentro das casas.

Como impacta respirar o ar doméstico poluído para a saúde 

Segundo a OMS, “cerca de 2,4 bilhões de pessoas cozinham em fogueiras ou fogões com vazamentos que funcionam à base de querosene, biomassa (lenha, esterco animal ou resíduos agrícolas) ou carvão, colocando poluentes nocivos no ar de suas casas.”

Especificamente, cerca de 4 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido a doenças atribuíveis à poluição do ar doméstico, informa a organização.

“As partículas e outros poluentes na fumaça interna inflamam as vias aéreas e os pulmões, dificultam a resposta do sistema imunológico e reduzem a capacidade de oxigenação do sangue”, diz a OMS.

Além disso, a entidade adverte que a poluição do ar doméstico causa doenças não-transmissíveis, como acidente vascular cerebral (AVC), isquemia cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão.

Conforme a agência mundial  explica, foi demonstrado que existe uma relação entre poluição do ar doméstico e o baixo peso de bebês ao nascer, além do surgimento de doenças como tuberculose, catarata – e câncer de laringe e nasofaringe.

Qual é o impacto da poluição do ar ambiente para a saúde 

Por sua vez, a poluição do ar externo representa um grande risco à saúde ambiental, pois afeta todas as pessoas em países de baixa, média e alta renda, alerta a OMS.

De acordo com estimativas de 2019 da organização, a poluição do ar ambiente (ar livre) nas cidades e áreas rurais, em todo o mundo, causa 4,2 milhões de mortes prematuras a cada ano.

"Poluentes microscópicos do ar podem contornar as defesas do nosso corpo e penetrar profundamente em nossos sistemas respiratório e circulatório, danificando nossos pulmões, coração e cérebro."

A OMS estima que, em 2019, aproximadamente 37% das mortes prematuras relacionadas à poluição do ar externo foram causadas por isquemias cardíacas e AVCs; 18% para doenças pulmonares obstrutivas crônicas; 23% para infecções respiratórias agudas; e 11% ao câncer nas vias respiratórias.

Fumaça sobe de uma chaminé em uma usina elétrica movida a carvão. Ulan Bator, Mongólia.

Foto de Matthieu Paley

Como controlar a respiração do ar poluído 

Além dos alertas, a OMS destaca que agir contra a poluição do ar, que é o segundo fator de risco para doenças não-transmissíveis, é fundamental para proteger a saúde pública.

No entanto, reconhece que “a maioria das fontes de poluição do ar exterior está fora do controle das pessoas, exigindo a adoção de políticas locais, nacionais e regionais que trabalham em setores como energia, transporte, gestão de resíduos, planejamento urbano e agricultura”.

Mesmo diante deste cenário, a OMS lista cinco recomendações para limitar a respiração de ar poluído:

  1. Evite andar por ruas movimentadas nas horas de pico. E, se estiver acompanhado de um menor, procure levantá-lo acima do nível dos escapamentos dos veículos.
  2. Evite passar muito tempo em pontos específicos com alta densidade de tráfego como, por exemplo, perto de carros parados em semáforos.
  3. Ao fazer exercícios ao ar livre, procure fazê-lo em áreas menos poluídas.
  4. Evite usar o carro em dias de muita circulação.
  5. Não queime resíduos.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados