Reutilizar plástico em casa: porque é importante e como fazer

Apenas 9% dos plásticos são reciclados corretamente, segundo dados das Nações Unidas. Reutilizar embalagens pode evitar que o lixo plástico chegue ao meio ambiente.

Itens de plástico flutuam ao longo do rio Ganges em Varanasi, Uttar Pradesh, na Índia. Todo o plástico produzido acaba no meio ambiente, seja em aterros sanitários, nos oceanos, sistemas de água doce e até o ar, diz o Pnuma. 

Foto de Sara Hylton
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 10 de mar. de 2023, 13:51 BRT

Aproximadamente 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos são produzidos todos os anos no mundo, segundo o relatório “From Pollution to Solution” (“Da Poluição a Solução”), de 2022, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Desse total – que o relatório afirma ser uma quantidade equivalente ao peso de toda a população humana na Terra – apenas 9% é reciclado. 

Isso significa que praticamente todo o plástico produzido acaba no meio ambiente, seja em aterros sanitários, nos oceanos ou como microplásticos que contaminam alimentos, sistemas de água doce e até o ar, diz o Pnuma. 

Com base nesse cenário, incluir medidas no dia a dia que diminuam esse impacto do plástico no ambiente é essencial. De acordo com o Movimento Recicla Sampa, uma iniciativa das concessionárias de coleta de resíduos domiciliares e de saúde da capital da cidade de São Paulo que atua também ampliando o volume da coleta de lixo reciclável na cidade, uma solução para não gerar tanto lixo plástico (e que pode ser incluída na rotina das pessoas) seria aumentar ao máximo o tempo de vida útil desses materiais plásticos. 

Por que reutilizar é tão importante quanto reciclar?

Segundo o Recicla Sampa, é importante descartar corretamente os resíduos plásticos, destinando eles para a reciclagem. Entretanto, além da real porcentagem de plástico reciclado ser muito baixa, este tipo de reciclagem tem outros entraves e, por vezes, reutilizar os materiais pode ser uma dica mais prática para que ele não vá  parar no lixo.

Em teoria, todos os tipos de plásticos podem ser reciclados. Mas na execução, não é bem assim. Segundo o movimento, isso depende da reciclabilidade dos materiais. “Existem resíduos sólidos que são recicláveis, mas não têm reciclabilidade. Ou seja, são caros demais para reciclar, difíceis de coletar ou ainda não há tecnologias nem iniciativas para o seu reaproveitamento em larga escala”, informa o Recicla Sampa em resposta à reportagem de National Geographic

Além de nem todos os produtos plásticos terem reciclabilidade suficiente para evitar com que acabem no meio ambiente, o movimento paulista alerta que a reciclagem caseira de plástico é complicada e muitas vezes perigosa. 

Isso porque, para reciclar o plástico é necessário submetê-lo por processos de fragmentação (moagem), lavagem e separação por densidade, secagem e extrusão (onde o plástico é derretido e solidificado novamente em pequenos filamentos),  atividades que dificilmente se pode fazer de forma caseira.

Portanto, segundo o Recicla Sampa, “para minimizar o impacto que cada um de nós causa no meio ambiente é preciso incluir os chamados cinco Rs da sustentabilidade em nosso estilo de vida: repense, reduza, reuse, recuse e recicle”, informa.   

Triagem de plástico em uma empresa de reciclagem de Calcutá, Índia. É possível transformar uma garrafa ...

Triagem de plástico em uma empresa de reciclagem de Calcutá, Índia. É possível transformar uma garrafa PET em um vaso para uma horta ou jardim vertical.

 

Foto de Sara Hylton

Como reutilizar o plástico em casa

O Recicla Sampa recomenda encontrar uma nova função para os resíduos e reutilizar tudo o que for possível. Confira algumas dicas de como reutilizar embalagens plásticas em casa: 

1. Embalagens plásticas podem virar uma horta vertical 

É possível transformar uma garrafa PET, de refrigerante ou água, em um vaso para uma horta ou jardim vertical. 

Basta fazer um corte horizontal na lateral, encher a garrafa com terra e outros componentes a depender da planta de escolha. Para ajudar na decoração, o Recicla Sampa também recomenda prender os lados com um barbante e pendurar na parede.

2. Embalagens plásticas são ótimos organizadores

Potes plásticos de sorvete, manteiga e outros produtos podem virar organizadores muito úteis para a casa. Para fazê-los, o movimento de reciclagem diz que se pode cortar as embalagens em forma de cesta e colar um pedaço de retalho para decorar.

3. Embalagens plásticas funcionam como comedouros para pássaros

É possível fazer um comedouro para aves a partir de uma garrafa PET. O Recicla Sampa recomenda cortar um buraco médio na lateral da garrafa e fazer um furo de cada lado logo abaixo do buraco maior. Coloque um galho por entre esses furos para dar uma plataforma aos pássaros. Para prender o comedouro, é só fazer um furo na tampa da garrafa e colocar uma fita ou barbante para poder pendurar.

Por fim, o movimento recomenda usar a imaginação e reutilizar tudo o que for possível. 

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2023 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados