O que é o bioma Cerrado?

O Cerrado é o único bioma que abrange todas as regiões do Brasil e é considerado a savana mais biodiversa do mundo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 3 de abr. de 2023, 10:25 BRT

Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), animal símbolo do Cerrado, mostra os dentes e a língua enquanto passeia grama alta e flores silvestres.

Foto de Joseph H. Bailey

Depois da Amazônia, o Cerrado é o bioma mais predominante no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele está presente principalmente no Planalto Central brasileiro e ocupa aproximadamente 24% do território nacional. Também é o único bioma presente em todas as regiões do país.

Também segundo o IBGE, o bioma presente em 11 estados brasileiro e no Distrito federal é reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade. Estima-se que o Cerrado abrigue mais de 12 890 espécies de flora, das quais 40% são endêmicas. Além disso, o IBGE também diz que 187 espécies de répteis, 850 de aves, 1000 de peixes, 252 de mamíferos (sendo 18 endêmicos) e 113 de anfíbios têm o Cerrado como principal moradia. 

Desmatamento e ameaças ao Cerrado

Até a década de 1950, o Cerrado manteve-se quase inalterado, informa o IBGE. Entretanto, a partir da década de 1960, com a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília e a abertura de uma nova rede rodoviária, a cobertura vegetal natural deu lugar à pecuária e à agricultura intensiva.

Com isso, além de ser um dos mais biodiversos, o Cerrado também passou a ser um dos biomas mais ameaçados no Brasil. Hoje, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ele já perdeu cerca de 50% de sua vegetação original. 

De acordo com o Inpe, a área perdida no bioma em 2022 é equivalente a sete vezes a cidade de São Paulo. Entre agosto de 2021 e julho de 2022, o desmatamento alcançou a marca de 10 688 quilômetros quadrados, um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Além disso, um estudo da Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), uma organização da sociedade civil sem fins econômicos que atua pelo desenvolvimento com equidade social e equilíbrio ambiental no Planalto Central brasileiro, prevê a diminuição de 34% da vazão dos rios do Cerrado até 2050. O desmatamento para monocultura e pastagem é o principal responsável. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados