Qual foi o tsunami mais mortal da história e que impactos ele causou no mundo?

O evento catastrófico ocorreu há pouco menos de duas décadas e afetou cerca de 17 países.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de jan. de 2024, 12:01 BRT
O tsunami durou sete horas e teve um impacto catastrófico em todo o Oceano Índico, como ...

O tsunami durou sete horas e teve um impacto catastrófico em todo o Oceano Índico, como pode ser visto na imagem tirada em Banda Aceh, província de Aceh, Sumatra, Indonésia.

Foto de John Stanmeyer

No início deste século, mais precisamente em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na escala Richter atingiu a costa da ilha indonésia de Sumatra, no Oceano Índico. O forte tremor gerou um tsunami tão devastador que é considerado até agora como o mais mortal da história.

Isso de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (na sigla NOAA), que revela: naquela ocasião, as ondas gigantescas do tsunami atingiram 50 metros de altura e danificaram populações em diferentes países.

Onde ocorreu tsunami mais devastador da história

De acordo com a Enciclopédia Britânica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido), esse tsunami durou sete horas e teve impactos catastróficos em todo o Oceano Índico

"Uma vez gerado, o tsunami se irradiou em todas as direções, atingindo as costas da Indonésia e das Ilhas Andaman e Nicobar, na Índia, 20 minutos após o terremoto, e a costa nordeste da Somália, na África, sete horas depois", acrescenta a agência norte-americana.

As ondas oceânicas foram observadas em mais de 100 estações costeiras nos oceanos Atlântico e Pacífico, e 17 países do sudeste e sul da Ásia e do leste e sul da África alertaram sobre as consequências. 

As ondas variaram de intensidade dependendo de vários fatores (como localização relativa e elevação da costa) dos locais onde o tsunami chegou. Na Somália, por exemplo, a altura das ondas ficou entre 3,4 a 9,4 metros. Enquanto isso, na província indonésia de Aceh, no norte de Sumatra, as ondas atingiram 51 metros, causando inundações de até cinco quilômetros para o interior.

Setor de pesca em ruínas em Banda Aceh depois que o tsunami de 26 de dezembro de 2004 destruiu grande parte do norte de Sumatra.

Foto de John Stanmeyer

Por que o tsunami de 2004 na Indonésia é considerado o mais mortal de todos os tempos

As estimativas indicam que cerca de 1,7 milhão de pessoas ficaram desabrigadas e mais de 225 mil foram mortas ou desapareceram no tsunami, tornando-o este o mais mortal da história.

Por sua vez, as ondas e os detritos varreram casas destruídas e infraestruturas essenciais, e os serviços básicos foram interrompidos. O solo, a vegetação e as plantações também foram danificados como resultado da inundação por água salgada.

Como conclui a NOAA, "o desastroso tsunami destacou a realidade de que eventos catastróficos como  estes também ocorrem fora do Pacífico. Ele aumentou a conscientização global e a motivação para estabelecer sistemas de alerta, e mitigação em todo o mundo para garantir que uma tragédia como essa não aconteça novamente", conclui a instituição científica.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados