A idade do organismo foi identificada como 2.400 anos, mas acredita-se que ele seja ainda mais ...

Qual é o maior organismo vivo do mundo? Spoiler: não é a baleia

A ciência descobriu um ser vivo maior em tamanho do que a gigantesca baleia azul – e que vive numa cadeia de montanhas dos Estados Unidos.

A idade do organismo foi identificada como 2.400 anos, mas acredita-se que ele seja ainda mais antigo.

Foto de Kristen Chadwick USDA Forest Service (Domínio Público)
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 25 de jun. de 2024, 15:12 BRT

Quando se pensa em um organismo vivo que esteja entre os maiores do mundo, logo vem à mente animais de toneladas, como a baleia azul (maior mamífero do planeta), ou seres de quatro patas enormes, como o elefante africano. Mas, segundo cientistas que estudavam florestas no leste do estado do Oregon, nos Estados Unidos, esse título fica com um… Fungo.

O organismo identificado trata-se de um fungo do gênero Armillaria ostoyae, também conhecido como cogumelo de mel. A informação está publicada na revista científica “Scientific American”. De acordo com essa fonte, esse fungo foi mapeado em 1998, nas Montanhas Blue do Oregon, e identificado como tendo 2.400 anos de idade

Os pesquisadores, no entanto, acreditam que ele possa ser ainda mais antigo – tendo cerca de 8.650 anos –, com base em sua taxa de crescimento, que vem sendo estudada. “Isso o colocaria entre os organismos vivos mais antigos”, diz a “Scientific American”.

O fungo A. ostoyae não afeta a saúde humana, mas causa uma doença chamada Armillaria, que ataca as raízes das árvores coníferas.

Foto de Kristen Chadwick USDA Forest Service (Domínio Público)

Qual é o tamanho do maior organismo vivo do mundo? 

A publicação detalha que o fungo Armillaria ostoyae ocupa um espaço de cerca de 965 hectares – equivalente a  1.665 campos de futebol  – ou quase 10 quilômetros quadrados do solo. 

Para determinar a extensão total deste fungo, os cientistas usaram amostras de solo e análises genéticas para rastrear sua presença e extensão. O estudo mostrou que ele é um organismo conectado em todo o território que ocupa

Apesar de não afetar a saúde humana, o A. ostoyae causa uma doença chamada Armillaria, que ataca as raízes de árvores coníferas existentes em muitas partes dos Estados Unidos e do Canadá. No entanto, o artigo “Strange but True: The Largest Organism on Earth Is a Fungus”  (“Estranho, mas verdadeiro: o maior organismo da Terra é um fungo”), dedicado à descoberta, ressalta que esse fungo também é essencial para a decomposição e a reciclagem de nutrientes no ecossistema florestal.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados