FOTOS – Um mestre da fotografia na missão de nos ajudar a enxergar os oceanos
Publicado 7 de mar. de 2022, 07:49 BRT

Um grupo de leões-marinhos australianos relaxa e brinca em uma leito de grama marinha próximo a Ilha Hopkins, no sul da Austrália. Eles são como filhotes curiosos embaixo d'água, puxando fitas e pés de pato. Em segundo eles desapareceram. Sabiam de algo que desconhecíamos – um tubarão-branco patrulhava a ilha em busca de alimento.
Foto de David DoubiletUma das melhores maneiras de entender um recife é observando-o do alto. O Grande Recife Destacado na parte norte da Grande Barreira de Corais enfrenta as forças oceânicas do Mar de Coral. Viajamos até este remoto e intocado sistema de recifes em 2010 e encontramos uma corais robustos e uma saudável população de tubarões. Hoje, mais de 90 da Grande Barreira de Corais já passou por branqueamento devido ao El Niño.
Foto de David DoubiletRaias-prego deslizam no mar em North Sound, na ilha Grand Cayman. Fotografei aqui em missão quando existiam sete raias, cada uma com um nome. Depois de publicada a reportagem, milhares de pessoas chegaram para nadar e mergulhar com essas raias gentis. Stingray City e Sandbar se tornaram dois dos destinos oceânicos mais populares do mundo. Hoje há centenas de raias-prego que trabalham como embaixadoras do oceano, saudando quase mil turistas por dia.
Foto de David DoubiletUm veículo operado remotamente (VOR) mergulha na Baía Suruga, no Japão, enquanto o Monte Fuji se apresenta no fundo. Esta imagem foi um desafio técnico que exigiu uma engenhoca fabricado por Kenji Yamaguchi, engenheiro de fotografia da National Geographic. Precisei juntar duas imagens no rolo de filme em um único enquadramento.
Foto de David DoubiletUm caça da marinha japonesa dorme sobre areia vulcânica da Baía Kimbe, Papua-Nova Guiné. A Segunda Guerra Mundial passou pela costa norte da Ilha Nova Bretanha, deixando restos da guerra nas matas e no mar.
Foto de David DoubiletPinguins-de-barbicha e pinguins-gentoo se aglomera e descansam em uma pequena ilha de gelo próxima à Ilha Dank, na Antártida. Os pinguins estavam preocupados pois pensavam que eu era uma foca-leopardo circulando pela ilha e esperando para comê-los. Quando um deles passou por mim e voltou ao gelo, todos começaram a pular, nadar e circular pela ilha na minha frente.
Foto de David DoubiletO Dr. William Hamner se enfia em uma camada de águas-vivas Mastigias no Lago Jellyfish, um lago marinho no Palau. O lago tem uma conexão subterrânea com o mar e abriga uma grande população de águas-vivas que perderam a capacidade de picar.
Foto de David Doubilet