Fotos surreais das pontes de raízes vivas da Índia

Essas intricadas estruturas vivas levam de 15 a 30 anos para ficarem prontas.

Por Gulnaz Khan
fotos de Giulio Di Sturco
Publicado 15 de mar. de 2018, 16:17 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
criancas-vao-para-a-escola-pontes-de-raizes-vivas-india
Um grupo de crianças atravessa uma ponte de raízes vivas nas colinas ao leste de Meghalaya. As pontes são essenciais para a conectividade rural em uma paisagem vertical.
Foto de Giulio Di Sturco

Durante a estação das monções no nordeste da Índia, a água da chuva jorra através dos vales esmeralda e dos desfiladeiros de Meghalaya, a "morada das nuvens". O planalto montanhoso entre Assam e Bangladesh é um dos lugares mais úmidos da Terra e as tribos Khasi que habitam essas colinas desenvolveram um relacionamento íntimo com a floresta.

Muito antes do advento dos materiais de construção modernos, os Khasi inventaram uma maneira engenhosa de atravessar as turbulentas vias navegáveis ​​e conectar aldeias isoladas: pontes de raízes vivas, conhecidas localmente como jing kieng jri.

Troncos de árvores são plantados em cada lado do rio para criar uma base sólida, e ao longo de 15 a 30 anos, os Khasi lentamente entrelaçam as raízes elásticas da figueira em um andaime temporário de bambu para interligar os dois lados. Uma combinação de umidade e trânsito de pessoas contribuem para compactação do solo ao longo do tempo e o emaranhado de raízes cresce forte e sólido. As pontes maduras estendem de 4 a 75 metros sobre rios e desfiladeiros profundos e podem suportar cargas impressionantes – mais de 35 pessoas por vez.

Ao contrário dos materiais de construção modernos como concreto e aço, essas estruturas se tornam mais resistentes com o tempo e podem durar séculos. Elas com frequência resistem às inundações e tempestades que são comuns na região – uma maneira econômica e sustentável para conectar as vilas das montanhas remotas. A origem exata da tradição nesta região é desconhecida, mas o primeiro registro escrito aparece há mais de cem anos.

Além dos bosques sagrados, a reverência dos Khasi pela natureza invade a vida diária desse povo. Como muitas aldeias em Meghalaya, Mawlynnong, não possui infraestrutura formal de saneamento, cada pessoa deve ajudar a proteger o meio ambiente. Os resíduos são coletados em recipientes de bambu localizados em toda a aldeia para serem reciclados e transformados em fertilizante na agricultura, a principal ocupação. Os plásticos são reutilizados e os aldeões varrem as vias e os espaços públicos diariamente.

Auto-nomeado "jardim de Deus", Mawlynnong é conhecida como a aldeia mais limpa da Índia, um título que atraiu um fluxo constante de turistas e reforçou a economia local. O primeiro-ministro Narendra Modi saudou a comunidade como um modelo para o resto do país, que também abriga uma das cidades mais poluídas do mundo.

Dica de viagem: Meghalaya é remota, mas acessível aos turistas. Encontre alojamento, operadores turísticos e atrações em Meghalaya Tourism.

mais populares

    veja mais
    Um véu de neblina encobre uma ponte de raízes vivas nas colinas do leste de Khasi.
    Foto de Giulio Di Sturco
    Turistas de toda a Índia viajam para Meghalaya para ver as pontes das raízes vivas.
    Foto de Giulio Di Sturco
    A cachoeira Nohsngithiang é uma das maiores cachoeiras da Índia. Durante as monções, os rios são inundados com água, e o fluxo forma um arco-íris perene.
    Foto de Giulio Di Sturco
    Degraus de pedra conectam a ponte de raiz de dois andares em Cheerapunji.
    Foto de Giulio Di Sturco
    Meghalaya é coberta por uma floresta tropical espessa e bosques sagrados protegidos pelo povo Khasi.
    Foto de Giulio Di Sturco
    A água cai pelos penhascos íngremes de Meghalaya. É uma das regiões mais úmidas da Terra.
    Foto de Giulio Di Sturco

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados