Jogue os fliperamas esquecidos da antiga União Soviética

As máquinas do museu de fliperamas soviéticos ainda funcionam perfeitamente.

Por Jeff Heimsath
Publicado 23 de nov. de 2017, 12:24 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Museu de Fliperamas Soviéticos
Os visitantes do museu são recebidos ao som dos estalidos, bipes, campainhas e sirenes das antigas máquinas dos anos 70 e 80 que ainda funcionam perfeitamente.

Em meio à grandeza dos palácios imperiais, às igrejas impressionantes e aos monumentos mais famosos de Moscou, um lugar oferece refúgio da fachada sisuda da cidade: o Museu dos Fliperamas Soviéticos.

A uma curta caminhada das vibrantes cúpulas da Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha, um tesouro do passado jaz entre as lojas de um shopping ao ar livre. Visitantes são recebidos com uma melodia de bipes, buzinas e alarmes de máquinas antigas das décadas de 1970 e 1980 que, contra todas as probabilidades, estão totalmente funcionais.

Os jogos não são apenas para entreter, também fornecem uma janela para a história política da Rússia. Enquanto alguns são versões simplificadas de jogos de fliperama japoneses e americanos, cada máquina precisava se alinhar com a ideologia soviética. Os jogos de fantasia foram proibidos em favor de jogos que promovessem habilidades do "mundo real", que o governo acreditava ser útil para a próxima geração de militares soviéticos. Os jogos foram até mesmo criados em fábricas militares – os manuais eram documentos sigilosos. Isso dificultou reparos e manutenção após o colapso da União Soviética.

Um grupo de estudantes criou o museu em 2007. Impulsionados pela nostalgia, eles queriam recriar os fliperamas da juventude. Os visitantes do museu recebem uma caixa de fósforos cheia de moedas da era soviética para usar nas máquinas. São mais de 60 jogos, que vão desde corridas de automóveis e tiro ao alvo até jogos menos emocionantes como "Repka", onde jogadores puxam uma alça para testar sua força.

A popularidade dos jogos decolou e o museu rapidamente expandiu para um espaço maior e abriu uma filial em São Petersburgo. Enquanto a maioria dos russos nunca desejaria um retorno da União Soviética, parece que o passado é muitas vezes visto através da nostalgia de um mundo colorido ou, neste caso, cores de neon.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados