Quais são os países mais visitados no mundo?

A maioria dos destinos que mais recebem turistas internacionais está na Europa. Já a América Latina tem apenas uma nação no ranking das dez mais buscadas.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de jun. de 2023, 16:33 BRT
A Torre Eiffel vista do Champ de Mars em Paris, França, ao pôr-do-sol.

A Torre Eiffel vista do Champ de Mars em Paris, França, ao pôr-do-sol.

Foto de GETTY IMAGES INC

turismo foi, sem dúvida, um dos setores econômicos e sociais mais afetados pela pandemia de Covid-19 nos últimos anos. Mas esse cenário está mudando, o que possibilita que milhões de pessoas voltem a visitar seus lugares preferidos e a conhecer novos destinos. 

Segundo o último Barômetro Mundial de Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgado em maio deste ano, as viagens internacionais atingiram 80% dos níveis pré-pandêmicos no primeiro trimestre de 2023. Estima-se que 235 milhões de turistas viajaram internacionalmente nos primeiros três meses, mais que o dobro do mesmo período de 2022.

O ranking mais recente dos países mais visitados no mundo feito pela OMT e disponível no relatório International Tourism Highlights, 2020 Edition (com dados de 2019, pré-pandemia) mostra quais foram os 10 destinos globais que receberam 40% dos turistas. 

Dessa lista, destacam-se lugares na Europa e nas Américas como os que mais atraíram turistas recentemente – ainda que  lutem para retomar os mesmos patamares pré-pandemia. Enquanto isso, países do Oriente Médio e da Ásia têm ganhado notoriedade entre viajantes que buscam passeios internacionais. 

Veja o ranking de países mais visitados no mundo e que merecem ao menos uma visita durante a vida: 

1. França

Em primeiro lugar no ranking, a França recebeu 89 milhões de turistas internacionais, segundo o último levantamento da OMT. Paris, a capital, é a cidade que mais retém visitantes. 

2. Espanha

mais populares

    veja mais

    As cores incrivelmente vibrantes e as formas sinuosas do famoso Parc Guell, do arquiteto espanhol Gaudí, em Barcelona, na Espanha.

    Foto de GETTY IMAGES INC

    Em seguida, a Espanha aparece no ranking com 84 milhões de chegadas internacionais, segundo dados da OMT. Barcelona e Madrid são os destaques entre as cidades mais turísticas do país mediterrâneo. 

    3. Estados Unidos

    A Estátua da Liberdade emoldurada por um céu azul e nuvens brancas. Nova York, Estados Unidos.

    Foto de ANTHONY B. STEWART

    Com inúmeros pontos turísticos famosos, os Estados Unidos receberam 79 milhões de visitantes internacionais segundo o último levantamento da OMT. Nova York, por exemplo, recebeu 56 milhões de visitantes em 2022, de acordo com a NYC & Company (agência de fomento ao turismo da cidade), sendo a mais visitada do país.

    4. China 

    A Grande Muralha da China.

    Foto de GETTY IMAGES INC

    Em quarto lugar está a China, tendo recebido 66 milhões de turistas em 2019. Hong Kong e Macau figuram entre os principais destinos. 

    5. Itália

    O Coliseu ao nascer do sol.

    Foto de SHUTTERSTOCK

    Já a Itália contou com 65 milhões de chegadas internacionais, atraindo turistas por cidades em todas as regiões do país, diz o relatório da OMT. Roma, Florença, Milão e Veneza continuam como os destinos favoritos, mas algumas ilhas italianas, como Sicília e Sardenha, também são destaques.

    6. Turquia

    A Mesquita Azul em Sultanahmet, Istambul.

    Foto de Dave Yoder

    A Turquia vem ganhando preferência entre os turistas internacionais nos últimos anos. Segundo o ranking mais recente da OMT, o país recebeu 51 milhões de turistas em 2019, 12% a mais em comparação com o ano anterior. Ele foi o país com o maior crescimento no turismo internacional. 

    7. México

    Estela e pirâmide de El Castillo em Chichen Itza.

    Foto de Paul Nicklen

    Em sétimo lugar está o único país latino-americano do ranking dos mais visitados. Em 2019, o México recebeu 45 milhões de turistas internacionais. A capital, Cidade do México, e a região de Cancún são os principais atrativos. 

    8. Tailândia

    Estátua gigante de Thotsakhirithon no Templo do Buda de Esmeralda, Wat pra kaew.

    Foto de SHUTTERSTOCK

    Com 40 milhões de chegadas internacionais, a Tailândia é o segundo país da Ásia entre os destinos favoritos. Segundo a OMT, Bangkok, capital do país, acaba sendo o ponto de partida dos turistas que são atraídos pelos diversos templos e ilhas paradisíacas.

    9. Alemanha

    Checkpoint Charlie, ou "Checkpoint C", nome dado pelos aliados ocidentais ao ponto de passagem mais conhecido do Muro de Berlim, entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental, durante a Guerra Fria.

    Foto de Gerd Ludwig

    Outro destino querido pelos viajantes que partem para a Europa é a Alemanha. O país recebeu 40 milhões de visitantes segundo o último levantamento da OMT. Sua capital, Berlim, e a cidade de Frankfurt, que abriga um dos maiores aeroportos do mundo, são as cidades que mais atraem turistas.

    10. Reino Unido

    A Tower Bridge em Londres, Inglaterra.

    Foto de GETTY IMAGES INC

    Por fim, a lista dos mais visitados acaba com o Reino Unido, registrando a chegada de 39 milhões de turistas internacionais. O levantamento leva em consideração os desembarques na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, sendo que a Inglaterra e sua capital, Londres, são os principais destinos. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados