Onde fica Fiji, o primeiro país a celebrar o Ano Novo

O arquipélago com mais de 300 ilhas e 500 ilhotas está geolocalizado em um ponto do planeta privilegiado e – ao mesmo tempo – isolado do resto do mundo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 29 de dez. de 2023, 12:00 BRT
Vista aérea de algumas das pequenas ilhas de Fiji vistas em um voo entre Viti Levu ...

Vista aérea de algumas das pequenas ilhas de Fiji vistas em um voo entre Viti Levu para Taveuni. 

Foto de ERIN SPENCER

Afastado de boa parte do resto do planeta, Fiji é um arquipélago com paisagens belíssimas e temperaturas amenas (com média de 29°C no verão e 20°C no inverno), o que faz do local um grande candidato ao título de “paraíso” na Terra. No entanto, das 300 ilhas que formam a república de Fiji, apenas cerca de 100 são habitadas, como conta a Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido). 

arquipélago de origem vulcânica conta ainda com 500 ilhotas em sua formação, mas é mesmo na capital, a cidade de Suva, localizada na costa sudeste da maior ilha – Viti Levu (ou "Grande Fiji"), que vive grande parte de seus 838 mil habitantes, segundo dados de 2023 da enciclopédia. 

Por sua localização geográfica no globo terrestre, Fiji é o primeiro país a “ver” a chegada do Ano Novo, em 1º de janeiro, já que o arquipélago utiliza o fuso-horário UTC+12. Isso significa que o horário local é contado a partir de mais 12 horas do horário do Meridiano de Greenwichmarcação que divide o globo terrestre em Ocidente e Oriente, e indica o centro do fuso horário referencial para a contagem das horas, como explica outro artigo de National Geographic Brasil. 

Onde está Fiji no mapa?

Situado no oceano Pacífico Sul, o arquipélago de Fiji está a cerca de 2.100 quilômetros ao norte de Auckland, na Nova Zelândia, e a 4.450 quilômetros a sudoeste do Havaí –  seus “maiores vizinhos”. Outras ilhotas insulares ao redor de Fiji são Samoa e Samoa AmericanaTuvalu e Tonga

Como muitos países do Oriente, Fiji também foi uma colônia britânica. Foram 96 anos de domínio do Reino Unido até que a República das Ilhas Fiji conquistou sua independência em 1970, como informa um artigo da National Geographic Espanha sobre o país. 

(Talvez você se interesse por: Laika: o primeiro ser vivo a ser enviado ao espaço)

O arquipélago de Fiji é formado por 300 ilhas

O arquipélago de Fiji é formado por 300 ilhas

Foto de Google Maps

Conheça 5 curiosidades rápidas sobre Fiji

Distante de quem ainda não visitou a Oceania, Fiji tem características bastante próprias, justamente por ser um arquipélago bastante afastado de grandes centros urbanos. Conheça algumas delas:

  • Justamente por ter sido invadida pelos britânicos, um dos idiomas oficiais de Fiji é o inglês. Mas também é comum o uso de outras línguas locais como o fijiano e o hindi fijiano, que têm o mesmo status de idiomas oficiais dados pela constituição do país em 1997. “A maioria das pessoas em Fiji fala pelo menos dois idiomas, incluindo o inglês e o idioma de sua própria comunidade étnica”, informa a Encyclopedia Britannica.
     
  • Atualmente, Fiji tem uma população jovem, informa a Britannica. O que significa dizer que a maioria de seu povo tem menos de 15 anos de idade e outro um quarto tem entre  15 e 29 anos.
     
  • O arquipélago de Fiji é um dos primeiros países do mundo a possuir um plano de emergência contra o aquecimento global. Isso porque, ao ser um conglomerado de ilhas, está sujeita ao aumento do nível do mar e a uma maior incidência de ciclones e tsunamis. Por conta disso, já desde 2012 o país vem realocando pessoas que vivem muito próximas às praias para as áreas mais altas das ilhas, como conta um documento da ONU sobre mudanças climáticas. Fiji também já presidiu uma Conferência do Clima (a COP23), quando pediu maior ação dos demais países do mundo para evitar o desaparecimento das nações insulares da Oceania, como ela própria. 
     
  • De acordo com a Britannicaquase metade da área total de Fiji ainda permanece com suas florestas originais. Além dos típicos coqueiros praianos, o lugar conserva grande capacidade de agricultura para quase todas as frutas e vegetais tropicais. 
     
  • Uma curiosidade sobre Fiji é que nem todas as suas praias desfrutam de areia branca e são propícias ao nado ou ao surfe, informa a plataforma de conhecimento. Isso se deve ao fato de que, ao redor de muitas ilhas existem recifes de corais circundantes que impedem esse tipo de movimentação sem risco de machucar quem tenta os cruzar. 
loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados