Vai tirar férias ou passear no feriado? Veja 7 maneiras de tornar uma viagem menos estressante

Especialistas em viagem oferecem dicas proativas para reduzir a ansiedade e evitar situações tensas, como atrasos em voos e itinerários lotados.

Por Rebecca Toy
Publicado 17 de abr. de 2025, 07:02 BRT
Viajar tem a ver com a jornada. No entanto, chegar ao destino desejado pode ser uma ...

Viajar tem a ver com a jornada. No entanto, chegar ao destino desejado pode ser uma experiência estressante. Os jetsetters e especialistas globais oferecem conselhos sobre como reduzir a ansiedade da viagem, inclusive viajar com pouca bagagem para evitar o extravio.

Foto de Phira Phonruewiangphing, Getty

As viagens modernas estão crescendo incessantemente – e o setor está lutando para acompanhar esse ritmo. O turismo internacional atingiu as taxas pré-pandêmicas no primeiro semestre de 2024, mas os problemas do setor aéreo nos últimos cinco anos – falta de pessoal e “expectativas irrealistas de programação” – continuam a causar estragos com atrasos. 

Um aumento nos padrões climáticos erráticos e voláteis, especialmente perto de aeroportos importantes, pode fazer com que os atrasos aconteçam como um jogo de dominós. No entanto, não são apenas as viagens aéreas que têm causado dores de cabeça para os viajantes do mundo. Nos últimos dois verões, muitos viajantes enfrentaram a reação local ao excesso de turismo

Pode ser difícil manter o senso de alegria e admiração diante dessas dificuldades da viagem. Bem, esses viajantes experientes oferecem esperança de que, com um planejamento inteligente e uma mentalidade intencional, há maneiras de reduzir o estresse e aproveitar a viagem. 

(Você pode se interessar por: Viagem no Espaço – O que um telescópio europeu acaba de descobrir sobre o Universo escuro?)

1. Planeje com antecedência para evitar contratempos no voo

Já foi-se o tempo em que uma escala de 40 minutos não incluía uma corrida louca até o portão de embarque. Para reduzir o estresse e os atrasos, os viajantes devem pegar os primeiros voos que saem do aeroporto e escolher voos de conexão que permitam tempo extra para chegar ao próximo portão, comer alguma coisa e muito mais. 

Escolha itinerários com escalas mais longas e, se não estiverem disponíveis online, entre em contato com a companhia aérea para obter opções. Sarah Greaves-Gabbadon, especialista em viagens aéreas, recomenda reservar pelo menos três horas de escala antes de uma conexão limitada no exterior e pegar o primeiro voo da manhã para diminuir as chances de atrasos

“As pessoas, em geral, são mais otimistas em relação ao tempo que sua viagem levará do que é realista”, diz Greaves-Gabbadon. “Minha atitude é imaginar que haverá pelo menos um atraso e, quando não há, fico muito feliz.” 

2. Para ficar relaxado antes de viajar

A psicóloga clínica Dra. Charlotte Russell, que também é fundadora do “The Travel Psychologist” (um blog de viagem do Reino Unido), desaconselha as pessoas a tentarem se concentrar demais antes das férias. “Isso só faz com que as pessoas fiquem muito nervosas e passem os primeiros dias da viagem desfazendo isso”, explica Russell. “Podemos lidar com o estresse e as perturbações de forma muito mais eficaz quando cuidamos de nós mesmos antes da viagem.” 

Diminua sua ansiedade sobre o que precisa ser feito e crie uma lista de tarefas para determinar o que realmente deve ser concluído antes de sair de férias, indica a expert. Se você não iria realizar algo da sua lista de tarefas mesmo se ficasse em casa, isso provavelmente pode esperar até depois da viagem.  

3. Pratique técnicas de “calma” para momentos de tensão

Embora a maioria das pessoas queira evitar pensar em estresse, Russell recomenda que os viajantes considerem como administrar a decepção e criar intenções de viagem. “Concentre-se em coisas que o ajudarão a superar momentos estressantes, em vez de se concentrar no que deu errado e permitir que os efeitos físicos e emocionais do estresse assumam o controle.” 

Se a angústia tomar conta, técnicas de respiraçãomeditação guiadaimagens positivas e atenção plena ativam o sistema nervoso parassimpático que nos relaxa. “Há uma razão pela qual esses [métodos] estão no topo da lista de recomendações de todos os terapeutas - eles funcionam”, incentiva Russell. 

Experimentar esses métodos antes de viajar os torna mais eficazes no momento em que forem necessários – como, por exemplo, maneiras de um viajante lidar com a ansiedade durante uma turbulência em um avião ou um cancelamento de voo. A prática leva à perfeição. 

(Leia também: Cinco maneiras de tornar as viagens mais significativas)

4. Faça uma mala leve e inteligente 

Levar uma bagagem de mão ou despachar sua bagagem? Esse é um dilema antigo para quem viaja com frequência. No entanto, é possível reduzir seu nível de estresse se o voo atrasar. 

Uma bagagem de mão dá mais flexibilidade para trocar de avião e ainda chegar com seus pertences. Planeje seu traje diário para evitar a necessidade de levar coisas extras. Se não conseguir colocar tudo o que precisa em uma bagagem de mão, ponha os itens essenciais em uma mochila ou em uma pequena bolsa de lona para levar com você, caso sua bagagem acabe em um local diferente.  

5. Tome uma atitude antes que as coisas dêem errado  

Preste atenção e esteja pronto para agir, principalmente quando estiver voando. “Se você estiver voando hoje em dia, é preciso estar realmente atento”, aconselha Meena Thiruvengadam, fundadora do site de viagens “Travel with Meena”. “Você não pode esperar que alguém ajude a orientá-lo.”

Os aplicativos das companhias aéreas são o primeiro passo. Embora seu voo possa parecer pontual, você sempre pode acompanhar o status do voo e rastrear o plano de viagem por meio do aplicativo da companhia aérea ou de outros que fazem esse tipo de rastreamento. 

Por exemplo, um voo pode estar listado como “no horário” e, no entanto, se o avião de origem estiver partindo com uma hora de atraso, as mudanças de horário serão iminentes para a sua conexão. Os aplicativos móveis podem fornecer avisos antecipados, permitindo que a pessoa se desloque e reserve um voo diferente ou faça outras providências de viagem, se necessário. 

Quando as filas de atendimento ao cliente são longas, um aplicativo pode conectá-lo a um agente mais rapidamente, mesmo se você estiver no voo. Ter as informações na ponta de seus dedos para tomar decisões inteligentes e possivelmente alterar seus planos de viagem devido a tempestades ou outros imprevistos é muito útil. “Se houver algo acontecendo, fique atento e esteja disposto a gastar mais dinheiro se necessário”, sugere Thiruvengadam. 

(Para conhecer a fundo: Saiba quais são as 7 maravilhas do mundo moderno)

6. Torne sua viagem mais confortável   

Assim como as crianças se apegam a seus bichos de pelúcia favoritos durante a viagem, os adultos também podem levar itens essenciais calmantes para ajudá-los a superar situações estressantes de viagem. Não se esqueça de carregar consigo itens que melhoram o humor, como lanches, uma garrafa de água reutilizável, travesseiro de pescoço, produtos de higiene pessoal para se refrescar e dispositivos carregados para a sua viagem. Coloque-os em uma bolsa de fácil acesso para evitar desempacotar todos os seus pertences no caminho, aumentando a chance de perder itens pessoais durante a viagem até o destino desejado 

Além disso, aproveite as salas VIP dos aeroportos quando puder. Os viajantes com status ou cartões de crédito da companhia aérea geralmente têm acesso, mas muitos cartões permitem acesso a outros lounges. Verifique os benefícios de seu cartão de crédito ou de passageiro frequente e as opções de passes diários. Relaxar em um lounge que oferece comodidades como chuveiros, comida e salas privativas pode ser um divisor de águas, especialmente após um voo de longa distância ou durante uma longa escala.

7. Escolha destinos menos lotados

Todo mundo quer ter as férias dos sonhos sem multidões. Uma solução é viajar durante a temporada de baixa temporada de um destino; no entanto, os mais experientes em viagens já perceberam esse método de planejamento de viagem. 

Agora, os viajantes estão procurando destinos alternativos que ofereçam o mesmo atrativo. Por exemplo, Greaves-Gabbadon recomenda Saba – uma das ilhas dos Países Baixos localizada nas Pequenas Antilhas, no Mar do Caribe – em vez da movimentada St. Martin, no mesmo local. Outra ideia é ir para a Groenlândia como uma alternativa à popular Islândia.  

Os viajantes que desejam visitar destinos populares e locais emblemáticos devem procurar pacotes turísticos e ingressos com horário marcado para locais famosos que reduzem as horas de espera. Ou saia da rota “imperdível” e participe de passeios gastronômicos, históricos ou arquitetônicos por meio dos escritórios de turismo da cidade ou de sites como o “WithLocals”. Essas experiências são repletas de momentos memoráveis e íntimos, sem multidões. 

Thiruvengadam também aconselha viajar durante o ano letivo, se possível, para evitar as férias de verão. “Acho que é realmente uma questão de saber se você pode viajar quando todo mundo não está viajando, por qualquer motivo”, diz ela. “É nesse momento que você terá ótimas experiências, surpresas que não esperava durante o período de folga, quando todos na hotelaria relaxam.” 

Os fatores estressantes da viagem podem vir de várias formas, mas a preparação – para tudo, desde atrasos até multidões, é sempre a melhor solução – aumenta o conforto e a confiança. “Todo mundo quer que a diversão comece no segundo em que a viagem começa”, reconhece Greaves-Gabbadon. “Se você dedicar tempo [ao planejamento] no início da viagem, poderá relaxar com uma viagem mais tranquila.” 

Rebecca Toy é escritora de Kansas City, cidade do Missouri, nos Estados Unidos, que cobre viagens, história e cultura

 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados