5 hábitos que podem te ajudar a reduzir o estresse

De alimentação à organização da rotina, veja como reduzir o estresse no dia a dia.

Entre os sinais de estresse, estão a preocupação excessiva, a dificuldade de relaxar, frequência cardíaca acelerada, mudança de padrões alimentares e problemas para dormir.

Foto de ROBERT W. FULLER
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de fev. de 2023, 10:00 BRT, Atualizado 20 de fev. de 2023, 16:00 BRT

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 90% da população mundial sofre de estresse, que se manifesta de diferentes formas.

Entre os sinais mais visíveis, estão a preocupação excessiva, a dificuldade de relaxar, frequência cardíaca acelerada, mudança de padrões alimentares e problemas para dormir. Ou seja, a condição não se resume ao mau-humor, como muitos podem pensar.

Há hábitos que podem ser incorporados ao dia a dia para ajudar a reduzir o estresse. Confira uma lista com cinco recomendações:

1. Rotina equilibrada e bem-definida

“É fundamental ter um quadro de organização semanal. Uma estratégia interessante é separar os afazeres por cores, seja em post-it ou em uma agenda online. Por exemplo, o vermelho é uma tarefa profissional e o amarelo é uma atividade pessoal, familiar. Assim, o indivíduo consegue visualizar a semana e ver se está equilibrando o pessoal com o profissional”.

A afirmação é da psicóloga Gabriela Luxo, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo (SP).

De acordo com a profissional, um dos fatores mais importantes no combate ao estresse é buscar uma rotina equilibrada, em que haja tempo para trabalho, descanso, atividade física e família.

2. Esporte e atividade física

O Ministério da Saúde recomenda a prática de esportes e atividades físicas que produzem substâncias naturalmente relaxantes e analgésicas, como a endorfina.

Ter uma vida ativa não só ajuda a combater o estresse, mas também traz uma série de benefícios para a saúde (melhoria das funções cardiovasculares, do condicionamento físico, queima de calorias, entre outras).

3. Alimentação

Durante o processo de estresse, o organismo da pessoa perde muitas vitaminas e nutrientes.

O ideal, segundo o Ministério da Saúde, é que a dieta tenha muitas verduras e frutas ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês para repor essa perda.

Como exemplos, são citados os seguintes alimentos: brócolis, chicória, acelga e alface, além de leite e derivados para repor o cálcio.

4. Desconectar-se das telas

É comum que as pessoas passem grande parte do dia em frente a telas de computadores e celulares, seja para trabalho, estudo ou entretenimento. No entanto, a psicóloga alerta que é preciso estabelecer limites.
 

“Deixe o celular de lado quando for possível, como ao ir a um restaurante com a família. A vida não é só o Instagram ou o WhatsApp. É necessário ter um momento para você”, afirma Luxo. 

Dessa forma, atividades que promovem o afastamento temporário da tecnologia e a conexão com si mesmo, como yoga e meditação, também podem ajudar.

5. Sono de qualidade

Uma noite bem dormida faz o corpo relaxar e ajuda a reverter os efeitos do estresse. 

Para dormir bem, a OMS recomenda que a pessoa evite cafeína, álcool e refeições pesadas no período noturno, se afaste de televisões, computadores e celulares, e que faça do quarto um ambiente escuro, silencioso  e confortável.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados