A astrocartografia está ganhando popularidade, pois cada vez mais pessoas a procuram para ajudá-las a definir ...

Na onda da astrocartografia: a união de astrologia com viagem está em alta na internet

Essa prática astrológica, que antes era considerada um nicho, tornou-se popular à medida que os viajantes buscam conexões mais intencionais com os lugares que visitam e onde vivem.

A astrocartografia está ganhando popularidade, pois cada vez mais pessoas a procuram para ajudá-las a definir seus planos de viagem futuros. Aqui, um registro da Grand Central Station, em Nova York.

Foto de Ultima_Gaina, Getty Images
Por Meehika Barua
Publicado 27 de jan. de 2026, 17:01 BRT

Durante séculos, os viajantes confiaram em guias turísticos e no boca a boca para decidir para onde ir. Agora, alguns estão recorrendo às estrelas. Ou melhor, à astrocartografia, que é um ramo de nicho da astrologia que mapeia as posições planetárias no globo com base no mapa astral de uma pessoa. Ela está cada vez mais influenciando a forma como as pessoas escolhem seus destinos, desde viagens de fim de semana até mudanças que transformam suas vidas. 

prática sugere que certos lugares amplificam energias específicas: as linhas de Vênus para o amorJúpiter para o crescimento e as oportunidades, Saturno para a disciplina e os desafios. Antes restrita aos entusiastas da astrologia, a astrocartografia entrou na mainstream à medida que os viajantes buscam experiências com significado.

Relógio astronômico na antiga prefeitura de Praga.

Relógio astronômico na antiga prefeitura de Praga.

Foto de Chris Hill, Nat Geo Image Collection

O que é a astrocartografia e por que ela está em alta

De acordo com a Royal Caribbeana astrocartografia cresceu 53% em popularidade em 2025 e é a forma como um número crescente de pessoas usa para decidir seus destinos e experiências de viagem. 

Os viajantes podem obter seu mapa astrocartográfico com profissionais especializados, muitos dos quais oferecem leituras online ou pessoalmente. Um dos exemplos mais visíveis dessa tendência é a parceria da Royal Caribbean com a astróloga residente da Soho House, Clarisse Monahan. Monahan também ministra palestras e workshops regularmente na Soho House, explorando como o mapeamento planetário se relaciona com as escolhas de vida. 

Monahan acredita que esse aumento no interesse pela astrocartografia tem a ver com o aumento do trabalho remoto durante e, especialmente, após a pandemia da Covid. “Pessoalmente, comecei a notar mais pessoas perguntando sobre astrocartografia há cinco anos, quando, paradoxalmente, estávamos todos em confinamento. A possibilidade de trabalhar de qualquer lugar abriu o mundo para muitos”, diz ela. “Aqueles que acreditam em astrologia têm cada vez mais vontade de saber onde podem prosperar melhor de acordo com os alinhamentos planetários.”

A astrocartografia é um ramo da astrologia que ajuda as pessoas a encontrar locais que ressoam com elas, com base em seu mapa natal (que é um instantâneo do céu no momento em que nascem). Além disso, determina sua identidade cósmica por meio da posição dos planetas em determinados signos do zodíaco

“Etimologicamente, podemos dividir a astrocartografia em duas partes: astro, que está relacionado às estrelas, e cartografia, que está relacionada aos mapas”, explica Monahan. Juntas, elas nos dão algo como o estudo dos mapas estelares das pessoas.

mais populares

    veja mais
    Um mapa astrológico típico.

    Um mapa astrológico típico.

    Foto de Jessica Lehrman, The New York Times, Redux

    Quando a astrologia encontra as viagens em massa

    A mudança da astrologia de curiosidade de nicho para ferramenta de viagem convencional é mais visível na forma como as grandes marcas estão começando a integrá-la no planejamento de viagens. Em dezembro de 2023, a companhia aérea Delta se associou à astróloga Lisa Stardust para divulgar uma lista oficial dos melhores destinos para 2024 com base em cada signo do zodíaco.

    “Vimos a tendência da astrocartografia realmente decolar recentemente, então está claro que mais [viajantes] estão recorrendo à astrologia para orientar onde devem ir”, diz Gerald Nolan, vice-presidente do Royal Caribbean Group, sobre a parceria com Monahan. “As pessoas querem viagens que sejam significativas e alinhadas com quem elas são.” 

    Em vez de substituir o planejamento tradicional, a astrocartografia se posiciona como um complemento. “Incentivamos [os turistas]usar a astrocartografia como parte do planejamento pré-viagem para selecionar destinos com os quais se conectam”, diz Nolan. “A leitura em si é simples. Você pode obtê-la visitando sites de astrocartografia ou agendando uma leitura personalizada com um astrocartógrafo.”

    A Royal Caribbean oferece uma vasta gama de cruzeiros e itinerários que podem cruzar várias linhas planetárias em uma única viagem. “Seja no Caribbean Icon of the Seas — o maior navio de cruzeiro — com paradas em Roatan, em Honduras, Cozumel, no México, e o maravilhoso Perfect Day at CocoCay, um parque aquático privado exclusivo para hóspedes da Royal Caribbean, ou se rumam à Europa com um cruzeiro pelo Mediterrâneo Ocidental no Allure of the Seas — o premiado navio de cruzeiro — visitando Nápoles, Barcelona e Provençaa astrocartografia ajuda os turistas a visitar locais com base em seu destino astrológico, algo exclusivamente pessoal para eles.”

    A Royal Caribbean Cruises associou-se a um astrólogo a bordo que pratica astrocartografia.

    A Royal Caribbean Cruises associou-se a um astrólogo a bordo que pratica astrocartografia.

    Foto de photosvit, Getty Images

    Por que as pessoas estão recorrendo à astrocartografia?

    Grace Gorman sempre achou a astrologia fascinante e só recentemente descobriu o lado da localização e do mapa. “Eu viajo muito, tanto pessoalmente quanto a trabalho, então sabia que seria algo que eu acharia genuinamente interessante”, explica ela sobre seus motivos para fazer uma leitura. 

    “Eu esperava principalmente que isso confirmasse que eu estava no lugar certo ou, pelo menos, no caminho certo.” Gorman ficou chocada ao ver duas linhas passando diretamente por Praga, onde ela mora atualmente por causa do trabalho. “Isso fez com que minha decisão de última hora de deixar o Reino Unido com dois dias de antecedência parecesse estranhamente alinhada. Também notei linhas passando pelas partes da Irlanda de onde minha família é originária. Sempre morei em Londres, mas nunca senti que fosse realmente meu lar, então foi interessante que nada significativo passasse por lá para mim.” 

    Para alguns viajantes, a astrocartografia influencia ativamente futuras mudanças de residência. Krisha Kotak descobriu a astrocartografia quando se sentia sobrecarregada com a grande quantidade de lugares para onde poderia se mudar. “Há anos eu planejava deixar Londres e experimentar a vida nômade, mas as opções eram tantas que acabei usando minha leitura como uma ferramenta para me ajudar a restringir os lugares a serem experimentados”, diz ela. 

    O que mais a surpreendeu foi como o mapa se alinhava com os lugares com os quais ela já se sentia atraída. “Eu tinha passado um tempo em Miami a trabalho pouco antes da minha leitura e me lembro de voltar e contar a todos como me senti maravilhosa lá — infinitamente mais confiante, energizada e magnética — e estava me sentindo atraída a voltar e passar mais tempo lá”, explica ela. Quando a leitura revelou que suas linhas de Júpiter e Vênus passavam diretamente por Miami, “tudo fez muito sentido”.

     

     

    Meehika Barua é uma jornalista freelance que cobre estilo de vida e cultura com foco em como suas experiências moldam a transformação pessoal. Ela já escreveu para a “Vogue”, “The Guardian”, “Harper's Bazaar”, revista “Time”, “Elle”, “The Washington Post”, entre outros. Atualmente, ela está trabalhando em suas memórias de autoajuda. Siga Meehika no Instagram @meehikabarua.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Saúde

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2026 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados