O impacto cultural de um café de qualidade

Rena Effendi relembra suas viagens com a Nespresso, descobrindo a paixão, história e cuidado artesanal por trás de um café incrível, e as pessoas que dão vida a ele.

quinta-feira, 7 de maio de 2020,
Por Rena Effendi
O impacto cultural de um café de qualidade
O impacto cultural de um café de qualidade

Nascida e criada em Baku, Azerbaijão, Rena Effendi é uma premiada fotógrafa da National Geographic. Seus primeiros trabalhos focaram nos efeitos da indústria do petróleo na vida das pessoas. Ela percorreu os 1.700 km de um cano de petróleo pelo Azerbaijão, Geórgia e Turquia, acumulando histórias pelo caminho. O trabalho foi publicado em 2009, como seu primeiro livro. "Pipe Dreams: A Chronicle of Lives Along the Pipeline."

No seu segundo livro, "Liquid Land", publicado em 2013, as imagens de Effendi foram combinadas com fotografias de borboletas mortas que foram coletadas por seu pai, um entomologista soviético que tinha uma coleção de mais de 30 mil borboletas na União Soviética. "Liquid Land" pontua o tema da fragilidade e da decadência do meio ambiente em Baku.

Nascida e criada em Baku, Azerbaijão, Rena Effendi é uma premiada fotógrafa da National Geographic.

Foto de Rena Effendi

Effendi é ganhadora de vários prêmios internacionais, incluindo o Alexia 2018 Professional Grant, o Prince Claus Fund Award for Culture and Development, World Press Photo (de retratos observados em 2014), SONY World Photography Award (categoria belas artes), Getty Images Editorial Grant, além de ter sido finalista no Prix Pictet Award in Photography and Sustainability. 

Effendi é representada pela agência National Geographic Creative e a ILEX Gallery. Seu trabalho foi exposto em museus e galerias do mundo todo, incluindo a Saatchi Gallery, Miami Art Basel, Istanbul Modern e a 52nd Venice Biennial. Ela participou de trabalhos editoriais para a National Geographic, The New Yorker, Newsweek, TIME, The New York Times Magazine, Vogue, Marie Claire, The Sunday Times, GEO e outros.

SAIBA MAIS

Continuar a Ler