Como os papagaios conseguem falar?

Essas aves são conhecidas por serem capazes de aprender palavras e até frases inteiras em diversos idiomas. Mas, como elas fazem isso?

Publicado 14 de nov. de 2022, 10:40 BRT

Os papagaios estão entre os poucos animais que conseguem imitar, de forma espontânea, o sons de outras espécies.

Foto de LIN KUCZERA

Muitos animais se comunicam. Seja com latidos, miados, rugidos ou cantos, os sons do mundo animal são bem variados, mas apenas os humanos falam.

Porém, parece que os papagaios têm uma propensão à fala. Como eles conseguem?

Os papagaios falam?

Na verdade, os papagaios estão entre os poucos animais que conseguem imitar, de forma espontânea, o sons de outras espécies e que escutam no ambiente, inclusive falas humanas

Uma equipe internacional de cientistas liderada por pesquisadores da Duke University (Estados Unidos) publicou um trabalho que buscou entender essa habilidade dos papagaios. Segundo os pesquisadores, a imitação de sons requer uma capacidade cerebral complexa e significativa. Por exemplo, a informação do som precisa ser reconhecida, decodificada e, só depois, reproduzida.

Como os papagaios reproduzem sons

A pesquisa, publicada em 2015 na revista científica Plos One, descobriu diferenças estruturais importantes no cérebro de papagaios que podem explicar a capacidade incomparável dessas aves de imitar sons.

O estudo descobriu que os cérebros dos papagaios são estruturados de forma diferente dos de pássaros canoros (que possuem um canto harmonioso) e beija-flores, que também podem aprender sons. A principal diferença é a presença do que os cientistas chamam de “concha”.

Essa estrutura, em conjunto com o sistema motor dos papagaios, apoiam os processos de imitação, permitindo que essas espécies juntem informações auditivas sobre o ambiente com os comportamentos necessários para reproduzi-las.

A pesquisa também diz que, por enquanto, não há evidências de que os papagaios tenham qualquer tipo de articulação extra para reproduzir falas.