O que causou a extinção dos dinossauros?

Os enormes animais pré-históricos sumiram do planeta há cerca de 66 milhões de anos. Cientistas apontam mais de um fator para a extinção em massa.

Comparação de dinossauros dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Arte de ROY ANDERSEN
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de nov. de 2022 10:41 BRT

Na escola, os livros didáticos e professores ensinam que os dinossauros desapareceram da face da Terra quando um enorme asteroide atingiu o planeta.

Há cerca de 66 milhões de anos, uma enorme rocha vinda do espaço, de 12 quilômetros de largura, atingiu um local perto da Península de Iucatã, no México, dizimando os animais pré-históricos, assim como três quartos de todas as espécies da Terra. Mas cientistas alegam que o impacto sozinho pode não ter sido o único responsável. 

Era do Gelo e a extinção dos dinossauros 

De todos os lugares do planeta em que o asteroide poderia ter caído, o local onde hoje é conhecido como um dos litorais mais lindos do Caribe foi o ponto impactado e crucial para a extinção dos animais. Um estudo publicado na Scientific Reports, de 2017, examinou a região e chegou à conclusão de que se o asteroide tivesse caído em outro lugar, os dinossauros poderiam não ter sido extintos.

Você pode se interessar pela galeria de fotos:

Isso porque, segundo a equipe de pesquisadores, o impacto fez com que uma enorme quantidade de fuligem fosse jogada na atmosfera, o suficiente para causar um resfriamento global. Com isso, o planeta entrou praticamente em uma Era do Gelo, chegando a uma temperatura média de -7 a -10ºC, causando a morte dos dinossauros que não conseguiram se adaptar às condições climáticas. 

Segundo o estudo, apenas 13% da superfície da Terra antiga era composta por rochas que poderiam ter causado esse efeito. 

Antes do asteroide, vulcões começaram a extinção 

Apesar de o asteroide ter dado o golpe final na era dos dinossauros, estudos indicam que ele não foi o único motivo da extinção em massa

Um artigo publicado no periódico Geology, em 2018, mostra que uma intensa atividade vulcânica, combinada com o asteroide, causou uma extinção em dois tempos. Segundo a pesquisa, na região onde hoje é a Índia, diversas erupções vulcânicas desestabilizaram o clima e dizimaram várias espécies centenas de milhares de anos antes do impacto. 

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Animais
Águia: A Rainha do Céu
Animais
Como os papagaios conseguem falar?
Animais
Aves coloridas podem desaparecer? Novo estudo lança alerta
Animais
5 dados curiosos sobre os gatos que você não sabia
Animais
Qual o animal mais letal aos seres humanos?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados