Qual é o animal com a mordida mais poderosa do mundo?

Os membros desta espécie possuem a mordida mais forte do mundo e, por serem altamente territorialistas, não estão entre os mais amigáveis dos seres vivos.

Publicado 24 de ago. de 2023, 16:15 BRT

Grupo de pequenos crocodilos de água salgada (Crocodylus porosus) convergem para pedaços de carne de tubarão que são colocados à sua frente. Papua Nova Guiné.

Foto de Steve Raymer

animal com a mordida mais forte do mundo tem uma habilidade inigualável para caçar, usando uma variedade de táticas para capturar sua presa, a depender do tamanho dela. É o que explica  a Encyclopedia of Life (EOL), um banco de dados que compila informações sobre todas as espécies conhecidas de seres vivos na Terra.

(Relacionado: Quão forte é a mordida do tubarão mais perigoso?)

Crocodilo de água salgada: o animal com a mordida mais forte

O detentor da mordida mais forte no mundo animal é o crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus), popularmente conhecido como crocodilo poroso ou crocodilo marinho. Trata-se de uma espécie da família Crocodylidae, a maior entre os crocodilos, considerado também o maior réptil do planeta, de acordo com a EOL.

Sua mordida foi monitorada em 2004 e, de acordo com os resultados fornecidos pelo estudo com um espécime de 4,5 metros de comprimento, a mandíbula composta por 66 dentes foi capaz de morder com uma pressão de 1.770 quilos, explica a enciclopédia. É por isso que o animal tem garantido o primeiro lugar no pódio das mordidas mais fortes, diz a plataforma.

Quando captura sua presa, o crocodilo de água salgada usa duas maneiras diferentes de matá-la, de acordo com o tamanho que possui. Se for uma presa pequena em comparação a seu próprio corpo, ela é sacudida pelo crocodilo contra a água até que seu pescoço se quebre, informa a enciclopédia.

Já se o animal abatido for maior que o crocodilo, ele mergulha na água para afogar e matar a presa enquanto ela é desmembrada.

A plataforma sobre animais informa ainda que os dentes do crocodilo não são feitos para cortar, mas para agarrar e segurar, ao mesmo tempo em que sua mandíbula se fecha muito rapidamente ao menor peso colocado sobre ela.

O animal também é capaz de prender a respiração embaixo d'água por até duas horas, conclui a EOL. Ele consegue isso desacelerando seu metabolismo e modificando sua frequência cardíaca.

Conheça 3 fatos sobre o crocodilo marinho

Considerado um superpredador, ou seja, é  um animal caça e se alimenta de qualquer ser vivo que esteja em seu caminho, o crocodilo marinho não é exigente em sua escolha de alimentos e pode facilmente variar de acordo com a disponibilidade de seu ambiente, informa a EOL.

Entre os animais que sãosuas presas preferidas, a enciclopédia observa que o crocodilo se alimenta de veados (Rusa unicolor), antas da Malásia (Tapirus indicus), tigres (Panthera tigris) e até mesmo de seres humanos. A seguir, confira três dados sobre ele:

1. O crocodilo marinho é o maior crocodilo da família Crocodylidae

O crocodilo marinho é considerado o maior réptil de sua espécie, de acordo com a enciclopédia. Os machos adultos podem pesar de 450 a 1.500 kg e têm, em média, de 4,3 a 6,7 metros de comprimento. Já as fêmeas variam entre 1 e 2 metros de comprimento, e pesam aproximadamente 500 quilos.

2. São animais territorialistas entre si

A enciclopédia diz que o crocodilo de água salgada é um réptil altamente defensor de seu território, competindo entre membros da mesma espécie pela maior parte do mesmo espaço.

Enquanto os machos dominantes ocupam os trechos mais qualificados de riachos de água doce, os crocodilos mais jovens são forçados a se afastar para sistemas fluviais marginais ou, na pior das hipóteses, para o oceano.

3. Tendem a nadar longas distâncias

Esse é o principal motivo de sua ampla distribuição, que vai desde o sudeste da Ásia até o norte da Austrália. Espécies de crocodilos de água salgada foram encontradas até mesmo nos mares do Japão.

Os crocodilos de água salgada geralmente passam a estação chuvosa tropical em pântanos e rios de água doce e se deslocam rio abaixo para estuários na estação seca. Embora a EOL diga que seu habitat preferido são os pântanos.