As 4 curiosidades sobre a sucuri, uma das cobras mais populares do Brasil

As sucuris, também conhecidas como anacondas, possuem diferentes peculiaridades para além de seu enorme tamanho.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 17 de nov. de 2023, 15:00 BRT, Atualizado 21 de fev. de 2024, 15:58 BRT
Uma anaconda na margem do riacho Anangu, no Parque Nacional Yasuni.

Uma anaconda na margem do riacho Anangu, no Parque Nacional Yasuni.

Foto de Tim Lamán

Grandes, perigosas, temidas e populares. Os adjetivos que cercam as sucuris são vários, já que essa é uma serpente que se tornou bem conhecida no Brasil. Típica da região tropical da América do Sul, como explica a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido), a sucuri é uma serpente do tipo Eunectes

A seguir, descubra quatro curiosidades sobre a sucuri e conheça um pouco mais sobre essa cobra, uma das predadoras mais completas do mundo dos répteis. 

1. A sucuri também pode ser chamada de anaconda 

Muita gente pode achar que “anaconda” é uma outra serpente, também famosa (e que até virou até tema de filme), mas este é outro dos nomes pelos quais a sucuri é conhecida, entre várias outras denominações de origem indígena. 

Segundo o Instituto Butantan (instituição brasileira de pesquisa científica e produção de imunobiológicos que pertence ao governo do estado de São Paulo e estuda répteis, anfíbios e outros animais desde desde 1901), as sucuris pertencem ao gênero Eunectes e fazem parte da família Boidae, grupo que também engloba as jiboias, salamantas e periquitamboias (também conhecida como cobra-papagaio).

Portanto, o nome popular “sucuri” não engloba uma única espécie, mas, sim, um conjunto de cinco espécies que habitam as regiões tropicais da América do Sul (sendo que três delas vivem em território brasileiro). Elas têm hábitos semiaquáticos, por isso costumam viver próximas de rios, brejos e pântanos, conforme explica o site Animal Diversity Web (ADW) – enciclopédia online mantida pelo Museu de Zoologia da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos. 

2. Há cinco tipos diferentes de sucuri

Considerando outras cobras e serpentes, o gênero das sucuris (Eunectes) possui poucas espécies. Com uma recente descoberta feita na Amazônia equatoriana, atualmente há catalogado cinco diferentes sucuris existentes na natureza: Eunectes murinus (sucuri-verde do sul),  Eunectes akayima (a recém descoberta nova sucuri-verde do norte), Eunectes notaeus (sucuri-amarela), Eunectes beniensis (sucuri-de-beni) e Eunectes deschauenseei (sucuri-malhada). Dentre essas espécies, a única que nunca foi observada no Brasil é a sucuri-de-beni. A que é mais comumente encontrada, tem maior tamanho e é a mais estudada pela ciência é justamente a sucuri-verde do sul, a Eunectes murinus, como explica o Butantan

Segundo a Encyclopædia Britannica, sucuri-verde é encontrada em todas as planícies tropicais da América do Sul, sendo comum na bacia do rio Amazonas, no Brasil, na bacia do Orinoco, no leste da Colômbia, e nas pastagens sazonalmente inundadas de Llanos, na Venezuela

Outros países onde elas podem ser vistas são Equador, Paraguai, BolíviaArgentina, Guiana, Peru, Suriname e Trinidad e Tobago. Existe também no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

3. A sucuri-verde é a maior serpente do mundo em tamanho corporal

Todas as sucuris possuem grande porte, mas a sucuri-verde, em especial, é considerada a maior serpente em massa corporal do mundo, conforme explica o Instituto Butantan

Já em relação ao comprimento, a sucuri-verde só perde para a píton-reticulada (Malayopython reticulatus), que habita o Sudeste Asiático. 

A grande e impressionante sucuri-verde pode atingir até sete metros de comprimento e pesar mais de 130 quilos. No entanto, animais com mais de cinco metros são raros de serem encontrados. 

4. A sucuri é uma grande predadora, mas não é venenosa 

Essa espécie de serpente é perigosa e pode matar sua presa, mas não por inocular veneno – como faz a surucucu, por exemplo. Apesar de ter uma picada bem dolorida, a sucuri não é peçonhenta. Elas são predadores oportunistas, alimentando-se de qualquer presa que possam matar e engolir.

É uma espécie carnívora que caça suas presas próximo de seu habitat natural: à beira da água. Quando encontra um animal para se alimentar, ela enrola seu grande corpo ao redor da presa e aperta com força sua vítima até a morte. Sua dieta inclui vertebrados aquáticos e terrestres, como peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos, como conta o site ADW.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados