As 6 praias pelo Brasil para ver as tartarugas marinhas

Uma lista com lugares para visitar e apreciar as tartarugas marinhas – respeitando o habitat e o ciclo de vida desses animais.

Soltura de filhotes de tartarugas marinhas na Praia do Forte, na Bahia. 

Foto de Fernando Frazão Agência Brasil
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 7 de nov. de 2023, 18:00 BRT

litoral brasileiro é enorme e em várias partes é possível os turistas apreciarem os diversos tipos de tartarugas marinhas. Só que como essa é uma espécie que faz parte da lista vermelha ameaçadas de extinção reavaliada periodicamente pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (Iucn), o Ministério do Meio Ambiente do Brasil e seu ICMBio se encarregam de coordenar a proteção e a conservação das tartarugas marinhas nas praias brasileiras. 

Os turistas podem visitar locais específicos para admirar a beleza desses animais, aprender tudo sobre as tartarugas marinhas e ainda estar seguro que não irão atrapalhar o ciclo de reprodução e nem alterar o habitat natural delas. Confira, a seguir, as seis praias brasileiras onde os viajantes podem ver e curtir as tartarugas marinhas:

Quais sãos as 6 praias brasileiras para observar as tartarugas marinhas

Soltura de filhotes de tartarugas marinhas na Praia do Forte, na Bahia. 

Foto de Fernando Frazão Agência Brasil

O ICMBio – uma autarquia em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil – é o responsável por gerir o Centro Tamar que cuida do Projeto Tamar. Criado em 1980 e gerido até hoje pela parceria com a Fundação Projeto Tamar, ele toma conta de 22 localidades no litoral brasileiro que desenvolve ações de pesquisa, manejo e proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil. 

Entre os locais em que o Projeto Tamar está presente, os turistas podem observar as tartarugas marinhas e aprender com os especialistas sobre esse animal em seis centros de visitantes espalhados pelo litoral brasileiro.  Se você quer vê-las de perto e ainda descobrir como elas são cuidadas corretamente, anote os locais e planeje sua visita: 

Fernando de Noronha, Pernambuco

O Centro de Visitantes do Projeto Tamar no arquipélago de Fernando de Noronha é um local que vale muito a pena ser conhecido por quem viaja até esse lugar distante do território brasileiro, que possui praias paradisíacas e é uma área de proteção ambiental do ICMBio. 

O arquipélago de Fernando de Noronha foi descoberto em 1503, sendo ocupado, em momentos diferentes da história, por portugueses, ingleses, franceses e holandeses. Nos registros históricos consta que havia “bandos de tartarugas na ilha e no mar”, situação bem diferente da atual, conforme conta o site oficial do Projeto Tamar.

Desde 1996, o Centro de Visitantes atua em Fernando de Noronha promovendo a conservação e cuidado das tartarugas marinhas e costuma receber cerca de 40 mil visitantes ao ano. No centro, os viajantes podem fazer visitas orientadas, assistir a palestras, entre outras atividades.

mais populares

    veja mais

    Sede do Projeto Tamar, que já alcançou a marca de 40 milhões de tartarugas marinhas protegidas e devolvidas ao oceano.

    Foto de Fernando Frazão Agência Brasil

    Aracaju, Sergipe 

    As atividades do Projeto Tamar no estado de Sergipe começaram nos anos 1980. Atualmente, Sergipe possui três bases de pesquisa e conservação (Ponta dos Mangues, Pirambu e Abaís) e um Centro de Visitantes (Aracaju). O Projeto Tamar em Sergipe monitora 150 km de praias e protege quase 8 mil desovas e 600 mil filhotes de tartarugas marinhas. Cerca de 80% são da espécie oliva, a menor entre as encontradas no país.

    O Centro de Visitantes foi inaugurado em 2002 e também conhecido como Oceanário de Aracaju, é o primeiro do Nordeste e abriga mais de 50 espécies de animais marinhos. Além disso, nos aquários e tanques do local, os visitantes podem conhecer de perto a fauna aquática da região e quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

    Praia do Forte, Bahia 

    Ao norte de Salvador está a Praia do Forte. Em 1982, quando os pesquisadores do Projeto Tamar chegaram, o lugar era uma pequena vila com 500 moradores. Ao longo dos anos, a base de pesquisa e o centro de visitação se tornaram um ponto turístico nacional e internacional.

    O Centro de Visitantes da Praia do Forte tem 10 mil m² e, atualmente, é o local mais visitado do Projeto Tamar, recebendo cerca de 500 mil visitantes por ano. Possui tanques e aquários que somam 750 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil. 

    A bióloga Denise Mora, do Projeto Tamar, monitora ninhos de tartaruga e faz a soltura de filhotes pela praia.
     

    Foto de Fernando Frazão Agência Brasil

    Vitória, Espírito Santo 

    As atividades do Projeto Tamar no Espírito Santo começaram no início da década de 1980 e hoje em dia conta com três bases de pesquisa e conservação (Comboios, Povoação e Pontal do Ipiranga) e um Centro de Visitantes em Vitória, inaugurado em 2012. O projeto no estado monitora 160 km de praias continentais e protege quase 3 mil desovas e 150 mil filhotes a cada temporada reprodutiva das tartarugas marinhas

    O Centro de Visitantes de Vitória fica no Parque Municipal da Ilha do Papagaio e tem uma gestão compartilhada entre a Prefeitura Municipal de Vitória e a Fundação Projeto Tamar, conforme explica o site do projeto. 

    Ubatuba, São Paulo 

    A cidade de Ubatuba fica bem entre o mar e as montanhas do litoral norte do estado de São Paulo, a 262 km da capital paulista e possui muitas áreas preservadas da Mata Atlântica. Ubatuba conta com mais de 100 praias. 

    Desde 1991, possui uma base do Projeto Tamar – que foi a primeira instalada em uma área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro, tendo como principal objetivo diminuir os efeitos predatórios da pesca sobre esses animais. O Centro de Visitantes tem uma estrutura completa com seis tanques, aquários de observação de tartarugas marinhas e espaços de exposição. 

    Florianópolis, Santa Catarina 

    A região sul do Brasil é um importante local de alimentação das tartarugas marinhas, especialmente quando jovens – segundo explica o próprio Projeto Tamar. Por conta disso, em  2005 foi criada a base da Fundação Projeto Tamar de Florianópolis para dar suporte às atividades locais e diminuir o impacto da pesca sobre as tartarugas marinhas. 

    O Centro de Visitantes foi inaugurado no mesmo ano para sensibilizar e promover a conscientização ambiental. Fica localizado na praia da Barra da Lagoa, a 50 metros do mar e tem cinco tanques com quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas nas praias do litoral brasileiro: tartaruga verde, tartaruga cabeçuda, tartaruga oliva e de pente – além de uma piscina e um aquário com outros animais da região. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados