No último século, a população de guepardos selvagens diminuiu em 90%, grande parte por causa de ...

Qual é a capital mundial do guepardo?

A população de guepardos vem diminuindo na natureza a níveis alarmantes. Mas existe um país que concentra a maior quantidade desses animais, os quais precisam ser protegidos. Descubra que lugar é esse.

No último século, a população de guepardos selvagens diminuiu em 90%, grande parte por causa de ações humanas que envolvem caça predatória e a perda de habitat da espécie.

Foto de Nichole Sobecki
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 23 de fev. de 2024, 15:00 BRT

Diferente de outros felinos por causa de suas famosas manchas pretas sólidas, o guepardo (Acinonyx jubatus) – que é o animal terrestre mais rápido do planeta (capaz de atingir velocidades de até 113 quilômetros por hora), é uma espécie vulnerável, em risco de extinção, como alerta o Cheetah Conservation Fund (CCF).

A organização fundada na Namíbia com o objetivo de conservar o animal em seu habitat natural, afirma que o mundo perdeu 90% de sua população selvagem de guepardos nos últimos 100 anos.

O animal está listado no Apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES) desde 1975. Esse apêndice lista as espécies com o mais alto grau de perigo de extinção.

Onde vivem os guepardos

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) reconhece quatro subespécies de guepardos distribuídas na África e na Ásia. São elas: 

  • Acinonyx jubatus jubatus jubatus, encontrada no sul e leste da África; 
  • Acinonyx jubatus soemmeringii, localizada no nordeste da África; 
  • Acinonyx jubatus venaticus, distribuída no sudoeste da Ásia e na Índia;
  • Acinonyx jubatus hecki, distribuída no oeste e noroeste da África.

De acordo com a organização de conservação sediada na Namíbia, a maioria dos guepardos selvagens existe em populações fragmentadas em partes da África, ocupando apenas 9% de sua área histórica. Há menos de 50 guepardos asiáticos (uma subespécie) remanescentes no Irã.

Qual é a capital mundial do guepardo?

Embora o animal também seja encontrado em alguns países asiáticos, a maior população de guepardos ocupa um polígono de seis países que abrange Namíbia, Botswana, África do Sul, Angola, Moçambique e Zâmbia.

Entre eles, Namíbia (localizada no sudoeste da África) tem o maior número de indivíduos de todos os países, o que lhe rendeu o apelido de "capital mundial do guepardo".

(Talvez você se interesse por: 3 fatos sobre gatos que o surpreenderão)

Um guepardo percorre as planícies da Reserva Nacional Masai Mara, no Quênia.

Foto de Charlie Hamilton James

Quais são os fatores que ameaçam os guepardos?

De acordo com o CCF, o problema que o guepardo enfrenta é complexo e multifacetado. No entanto, a agência agrupa a maioria dos motivos em três categorias: conflito entre humanos e animais selvagens, perda de habitatcaça furtiva tráfico ilegal.

Com relação à primeira categoria, a IUCN observa que os guepardos que vivem fora das áreas protegidas são frequentemente ameaçados por conflitos com fazendeiros e criadores de animais.

Embora esses animais prefiram presas selvagens, em algumas circunstâncias eles podem atacar o gado, o que faz com que os fazendeiros os matem para evitar a perda de seus animais.

Além disso, a agência internacional reconhece que, "por ser um carnívoro de grande alcance que nunca atinge densidades superiores a dois indivíduos por 100 km², os guepardos são particularmente vulneráveis à perda e à fragmentação do habitat".

Outra ameaça aos guepardos é a construção de estradas de alta velocidade que cruzam ou fazem fronteira com importantes áreas de vida selvagem, pois os animais podem ser mortos pelos veículos.

turismo não-regulamentado também pode ter uma série de efeitos negativos, interferindo na caça ao guepardo, afastando-o de presas para as quais ele provavelmente não retornará e separando mães e filhotes.

A agência internacional reconhece, no entanto, que o turismo regulamentado pode contribuir para a conservação por meio da receita gerada, da conscientização e do aumento da vontade política.

A organização alerta ainda que as mudanças climáticas têm um impacto negativo sobre esses felinos devido à mudança nos padrões de conversão de terras agrícolas, à redução da área de terra devido ao aumento do nível do mar, aos movimentos em grande escala das populações humanas e ao aumento da variabilidade das chuvas.

Por fim, o comércio ilegal de filhotes de guepardo como animais de estimação é outro fator que afeta diretamente o status de conservação dos guepardos.

A baixa densidade de guepardos em toda a sua área de distribuição significa que são necessárias ações de conservação em larga escala, alerta a IUCN. Isso inclui a cooperação transfronteiriça, o planejamento do uso da terra em grandes paisagens para manter a conectividade do habitat e a mitigação dos conflitos entre humanos e animais selvagens.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados