Gorila, orangotango ou chimpanzé: qual é o maior primata do mundo?

Não é só na franquia de filmes “Planeta dos Macacos” que os primatas se destacam na natureza. As maiores espécies desses animais na atualidade também são as mais inteligentes.

Acima, o chimpanzé Noa (vivido pelo ator Owen Teague), que é um dos protagonistas do novo filme "Planeta dos Macacos: O Reinado".

Foto de Divulgação 20th Century Studios
Publicado 9 de mai. de 2024, 11:08 BRT

Fortes, poderosos e imponentes… Grandes macacos dominam o mundo em uma batalha por poder com os seres humanos em um futuro distópico e fictício. Sim, isso é o que se espera no próximo filme da clássica franquia “O Planeta dos Macacos”, com o novo Planeta dos Macacos: o Reinado, que estreia mundialmente nos cinemas no dia 9 de maio e é produzido pela 20th Century Studios, do grupo Disney.

Quem acompanha esses filmes fica impressionado com os imponentes primatas em cena, mas algo que o público pode se perguntar é: de quais espécies são esses animais? Será que eles pertencem às maiores espécies do mundo e, na vida real, como são esses primatas?

(Você também pode se interessar: Os seres humanos realmente podem ter superpoderes?)

Antes de mais nada, é preciso lembrar que as palavras “primatas” e “macacos” não são sinônimos, ao contrário do que aparece na ficção. Os primatas são um grupo de mamíferos com mais de 500 espécies diferentes (incluindo, claro, o grupo dos macacos), como explica a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido).

Para conhecer melhor o universo real dos grandes primatas, a National Geographic explica quais são os maiores primatas existentes hoje na Terra e por que eles fazem parte das espécies  mais inteligentes entre os símios.

Um gorila se recupera da Covid-19 em um zoológico de San Diego, na Califórnia. O animal é o maior primata da Terra.

Foto de Brent Stirton

Quais são as maiores espécies de primatas do mundo?

Entre as diversas espécies de primatas existentes, há a classificação dos Grandes Primatas – em que estão os gorilas, os orangotangos, os bonobo, os chimpanzés e também os seres humanos, como explica o Museu de História Natural  Smithsonian (instituição educacional e de pesquisa fundada e administrada pelo governo dos Estados Unidos).

(Veja também: A história de Jane Goodall, a mulher que se tornou pioneira no estudo dos chimpanzés)

E é esse grupo que possui os maiores exemplares de primatas do mundo, com grandes animais de tamanho e força impressionante. O gorila, o chimpanzé, o bonobo e o orangotango são chamados de grandes símios justamente em reconhecimento ao seu tamanho imponente – já os gibões são chamados de símios menores, conforme conta a enciclopédia do Reino Unido.

Mas entre essas espécies, qual é a maior? Excluindo o ser humano, que é também um grande primata, entre os não-humanos a espécie de maior tamanho e força entre todos os primatas do mundo é a dos gorilas. Os gigantes animais que vivem nas florestas da África equatorial são musculosos, com grande mandíbuladentes largos e fortes, de acordo com detalha a ADW (Animal Diversity Web), um banco de dados mundial sobre animais e biodiversidade.

Os pelos dos gorilas são grossos e escuros e cobrem todo o corpo do animal, exceto o rosto, as orelhas, as mãos e os pés. Os gorilas machos costumam ser maiores que as fêmeas, sendo que podem podem medir cerca de 1,75 metro de altura e pesar até 275 quilos

Os orangotangos, bonobos e chimpanzés, por sua vez, também são animais grandes e fortes. Sendo que os orangotangos podem medir 1,3 metro de altura e seus machos costumam pesar cerca de 130 quilos. Já os chimpanzés são altos, podem chegar a ter 1,7 metro de altura, mas são menos pesados, tendo em média 60 quilos. Os bonobos são os menores desse grupo de grandes primatas, com os machos pesando cerca de 39 quilos e medindo um pouco mais de 1 metro, como conta a Britannica.

O personagem do ambicioso rei Proximus César (interpretado por Kevin Durand) é um primata bonobo no novo filme "Planeta dos Macacos: O Reinado".

Foto de Divulgação 20th Century Studios

Os grandes primatas são os símios mais inteligentes?

O grupo dos grandes primatas são muito mais inteligentes do que os demais símios, como os macacos e os gibões. Eles são capazes, por exemplo, de se reconhecer em espelhos, podem raciocinar abstratamente, aprender uma comunicação quase linguística, além de construir, quando em cativeiro, ferramentas simples (embora algumas populações de orangotangos e chimpanzés façam ferramentas também na natureza), de acordo com a Encyclopaedia Britannica.

Os fãs da saga “Planeta dos Macacos” que estão acostumados a ver a impressionante inteligência de César (um chimpanzé), vão conferir no novo filmeambição desenfreada do Proximus César (que é um exemplar de bonobo). Só que na vida real não é assim: apesar dessas espécies possuírem um alto grau de inteligência cognitiva, algo já debatido em várias pesquisas científicas, como no artigo da revista ScienceEvolution of the Primate Brain” (“Evolução do cérebro primata”, em tradução livre), eles não são capazes de criar sociedades tão avançadas como na ficção – deixando a criatividade para a magia do cinema.