O que os onívoros comem? Saiba mais sobre esse grupo de animais do qual muitos mamíferos fazem parte

No mundo animal, a dieta é um fator crucial para a sobrevivência e a adaptação das espécies. Conheça as principais características dos onívoros.

Na foto, vemos um par de ursos Kermode (Ursus americanus kermodei) pescando salmão na Great Bear Forest, que fica na Colúmbia Britânica, Canadá. Os ursos Kermode são onívoros e comem gramíneas, uvas, frutas, insetos e pequenos mamíferos, entre outras coisas.

Foto de Paul Nicklen
Publicado 9 de jul. de 2024, 15:00 BRT

Os onívoros, uma categoria que abrange desde insetos minúsculos até mamíferos grandes, como os seres humanos, têm uma dieta bem criativa. Esses animais demonstram uma capacidade notável de consumir uma ampla variedade de alimentos, incluindo plantas, outros animais, algas e fungos, de acordo com a Education National Geographic, uma entidade que faz parte da NatGeo e tem como objetivo promover o conhecimento.

No caso dos seres humanos, essa adaptabilidade dos onívoros se manifesta na mesa do dia a dia, onde vemos uma diversidade de alimentos que vão de vegetais e frutas a carnes e laticínios e até mesmo fungos e algas comestíveis, comumente usados na culinária asiática. Mas o que define um animal ser onívoro ou não?

O que é um animal onívoro?

Um animal onívoro é aquele que tem a capacidade de consumir tanto alimentos vegetais quanto animais. Essa característica permite que ele se adapte facilmente a uma variedade de fontes de alimento, o que facilita sua sobrevivência em diferentes tipos de ambiente, explica a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido).

Os onívoros incluem em seu grupo uma grande variedade de aves e mamíferos. Muitos animais comumente considerados carnívoros também são onívoros, acrescenta a Britannica. Um caso notável é o da tartaruga serpentina ou tartaruga-de-pente, que, embora pareça ser carnívora, cerca de 1/3 de sua alimentação vem de plantas.

Muitos onívoros têm adaptações biológicas que os ajudam a comer diferentes tipos de alimentos. Eles até adaptaram características de carnívoros e herbívoros.

"Como muitos carnívoros, os guaxinins têm dentes frontais afiados que os ajudam a comer camundongos e outras criaturas pequenas. E, como muitos herbívoros, os guaxinins também têm molares grandes que os ajudam a mastigar plantas", exemplifica o site da National Geographic Education.