São conhecidas sete espécies de tartarugas marinhas. A imagem mostra uma tartaruga cabeçuda nadando em águas ...

Quantas espécies de tartarugas marinhas existem e como elas se alimentam?

No Dia Mundial das Tartarugas Marinhas, vale mergulhar na vida desses répteis para saber qual é a sua dieta diária. Cada espécie tem seus alimentos favoritos.

São conhecidas sete espécies de tartarugas marinhas. A imagem mostra uma tartaruga cabeçuda nadando em águas cristalinas.

Foto de Joiseyshowaa CC BY-SA 2.0, U.S. Fish and Wildlife Service Headquarters
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de jun. de 2024, 12:09 BRT

As tartarugas marinhas fazem parte de um grupo de animais chamado Testudines, que também inclui seus parentes próximos, as tartarugas de água doce e os cágados, como explica o Museu de História Natural do Reino Unido (NHM). Esses animais que vivem pelos oceanos têm uma dieta específica que varia de acordo com a espécie.

As primeiras tartarugas marinhas surgiram há mais de 145 milhões de anos (o que significa que elas conviveram com os dinossauros). Elas são ectotérmicas, ou seja, precisam de calor de fontes externas (como o Sol) para manter sua temperatura. E só vêm às praias para desovar ou se aquecer.

De acordo com o NHM e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), são sete as espécies de tartarugas marinhas que existem no mundo hoje

  • Tartaruga verde (Chelonia mydas)
  • Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata)
  • Tartaruga-Iora (Lepidochelys kempii)
  • Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)
  • Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta)
  • Tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea)
  • Tartaruga-marinha-australiana (Natator depressus).

Mas do que esses animais se alimentam quando estão navegando pelos mares? Por ocasião do Dia Mundial da Tartaruga Marinha, celebrado todo 16 de junho, descubra mais sobre elas. 

Uma tartaruga-de-pente nada ao lado de peixes-morcego em Jayne's Gulley, na baía de Kimbe. Kimbe Bay, Ilha da Nova Bretanha, Papua Nova Guiné.

Foto de David Doubilet

Como as tartarugas marinhas se alimentam?

Para responder a essa pergunta, é necessário um estudo aprofundado de cada espécie. Conforme indicam as fontes, cada tartaruga tem seus próprios alimentos favoritos.

As tartarugas-verdes são herbívoras, alimentando-se principalmente de gramas marinhas e algas, como descreve o Serviço Nacional de Pesca Marinha dos Estados Unidos. É essa dieta que dá à gordura do animal uma cor esverdeada, o que também explica a origem de seu nome.

Já as tartarugas-de-pente são onívoras e se alimentam tanto de plantas quanto de outros animais. Eles comem algas marinhas, corais, moluscos, peixes pequenos e águas-vivas. No entanto, é a única entre as tartarugas marinhas que pode sobreviver com uma dieta composta principalmente de esponjas, ressalta o serviço estadunidense. Já a fonte do museu britânico enfatiza que as esponjas podem constituir até 95% dessa dieta.

mais populares

    veja mais

    Duas tartarugas marinhas verdes nadam com peixes nas Exuma Cays. Estas são herbívoras, alimentando-se principalmente de gramas marinhas e algas.

    Foto de Thomas P. Peschak

    No caso das tartarugas-cabeçuda, tartarugas-marinhas-australianas, tartarugas-Iora e tartarugas-oliva são onívoras, diz o NHM, a alimentação geral é feita de algas, peixes, crustáceos, moluscos, águas-vivas, ouriços-do-mar, caranguejos e outros invertebrados marinhos. No entanto, as tartarugas-cabeçudas e as tartarugas-marinhas-australianas raramente se alimentam de vegetação.

    Essas espécies geralmente escolhem moluscos e outros invertebrados, completa o National Marine Fisheries Service (entidade governamental norte-americana que estuda a vida marinha) e o Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados on-line produzido pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

    As tartarugas-de-couro, que são as maiores tartarugas do mundo, se alimentam principalmente de águas-vivas e outras criaturas gelatinosas, como salpas e sifonóforos, de acordo com a IUCN. E elas desempenham um papel importante no controle das populações dessas criaturas gelatinosas, conclui o museu britânico.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados