Entre as espécies de serpentes mais perigosas do mundo está a jararaca (Bothrops jararaca), cobra que ...

Conheça algumas das cobras mais perigosas do mundo: elas possuem venenos mortais

Há mais de 3 mil espécies de cobras no mundo, só que apenas cerca de 600 delas são venenosas. Nesse grupo, somente 200 das serpentes possuem um veneno capaz de matar uma pessoa.

Entre as espécies de serpentes mais perigosas do mundo está a jararaca (Bothrops jararaca), cobra que habita boa parte da América do Sul. Sendo encontrada na Argentina, no Paraguai e no Brasil.

Foto de Divulgação Instituto Butantan, (CC BY-ND 3.0)
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 28 de ago. de 2024, 17:23 BRT

As cobras causam medo, curiosidade e interesse de muitas pessoas seja por conta de suas formas, aparência, cores e, claro, por conta do perigo que muitas espécies podem apresentar aos seres humanos e demais animais. 

As cobras peçonhentas, que possuem veneno, são as mais temidas e há aproximadamente 600 espécies venenosas na natureza e distribuídas em diferentes regiões do mundo, como relatou a edição norte-americana da National Geographic. Porém, destas apenas 200 possuem a capacidade de dar uma picada com veneno mortal para as pessoas. 

Selecionamos algumas das cobras mais perigosas existentes no planeta, como a jararaca (Bothrops jararaca), cobra que habita boa parte da América do Sul e a taipan costeira, residente da Austrália, mas também vista na Indonésia e na Papua Nova Guiné. 

(Sobre animais, leia também: Quanto perigosa é a aranha-violinista e que animal é esse?)

As cobras mais perigosas do mundo


cobra-real (Ophiophagus hannah) é a maior serpente venenosa do mundo, podendo atingir até 6 metros de comprimento. “A quantidade de neurotoxina que ela pode injetar em uma única picada, que é cerca de 22 ml, é suficiente para matar 20 pessoas ou até mesmo um elefante”, explica um artigo da National Geographic da Espanha sobre o animal. A serpente é amplamente encontrada no sul e no sudeste da Ásia.

Outro exemplar de cobra bem perigosa é a krait listrada (Bungarus fasciatus) possui um corpo listrado nas cores preto e amarela, que são sua característica. Ela pode ser encontrada em uma variedade de habitats, embora prefira áreas abertas próximas à água, como florestas no Vietnã, explica a União Internacional para a Conservação da Natureza (Iucn). 

A krait listrada pode ser encontrada em territórios que vão desde a Índia, passando pelo sul da China, até o próprio Vietnã, passando ainda por um território chamado  Sondalândia, área geográfica do sudeste asiático constituída pelas grandes ilhas da Sonda e pela península da Malásia.

Entre as espécies de serpentes mais perigosas do mundo está também a jararaca (Bothrops jararaca), espécie que habita boa parte da América do Sul. Ela é encontrada na Argentina, na província de Missões; além do Paraguai e ainda, do centro até o sul do Brasil (dos estados de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul). 

Conforme explica o Sistema de Informações sobre Biodiversidade da Administração de Parques Nacionais da Argentina (uma plataforma que reúne mapas, recursos digitais e informações biológicas), a jararaca vive em ambientes abertos ou de vegetação arbustiva, e frequenta áreas cultivadas onde proliferam pequenos roedores. É considerada altamente venenosa e perigosa.

As cobras do gênero taipan (Oxyuranus) possuem algumas das espécies mais temidas, de acordo com a Encyclopaedia Britannica (uma plataforma de conhecimento geral baseada no Reino Unido). A taipan costeira (Oxyuranus scutellatusé residente da Austrália, mas pode ser encontrada também na Indonésia e na Papua Nova Guiné. Sua picada é letal em mais de 80% dos casos não tratados.

Por sua vez, a serpente taipan do interior ou taipan ocidental (Oxyuranus microlepidotus) também possuiu um veneno potencialmente mortal. No entanto, ela raramente cruza o caminho das pessoas, já que vive em áreas remotas e semi-áridas da Austrália. A serpente habita o sudoeste do estado australiano de Queensland, bem como uma área à nordeste ao sul do país, como explica o Australian Museum, centro de informações, recursos e pesquisas australiano.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados