Quais são as cobras mais perigosas do mundo?

Nos três primeiros lugares deste ranking estão cobras naturais da Austrália.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 23 de mai. de 2023, 13:01 BRT

Uma cascavel no grande ecossistema de Yellowstone, nos Estados Unidos.

Foto de Ronan Donovan

No reino animal, poucos animais causam tanto medo e fascínio quanto as cobras. Com sua aparência intimidante e veneno letal, essas criaturas são frequentemente retratadas como símbolos de perigo. 

Entre as diversas espécies de serpentes que habitam o nosso planeta, algumas se destacam como as mais perigosas, capazes de infligir sérios danos àqueles que cruzam seu caminho, culminando até mesmo em morte. Conheça algumas das mais perigosas do mundo. 

(Relacionado: As 4 curiosidades sobre a sucuri, uma das cobras mais populares do Brasil)

Taipan-ocidental: a cobra mais venenosa do mundo

Quando falamos das cobras mais perigosas do mundo, é impossível ignorar a Austrália. Conhecido por sua incrível biodiversidade, o continente abriga uma variedade impressionante de espécies venenosas, algumas das quais são consideradas as mais letais do planeta. 

Seguindo essa lógica, a cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM, na sigla em inglês), conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus), é natural do país continental. 

Encontrada na região centro-oriental da Austrália, a taipan conta com um veneno tão potente que é capaz de matar até 100 pessoas com uma única gota, diz a NLM. Entretanto, o Museu Australiano afirma que a cobra é relativamente calma e raramente acaba sendo vista por humanos. 

Cobra marrom oriental, a segunda cobra mais venenosa

A cobra marrom oriental (Pseudonaja textilis), também natural da Austrália, sobe ao pódio entre as serpentes perigosas por possuir o segundo veneno mais letal do mundo

Segundo o Museu Australiano, apesar de ter presas pequenas para uma cobra peçonhenta –  de apenas 3 centímetros – o animal compensa em potência. O veneno da cobra marrom contém poderosas neurotoxinas que afetam os neurônios e causam coagulação sanguínea, além de outras toxinas que afetam o coração e os rins. 

De acordo com a instituição australiana, quando o envenenamento pela cobra marrom oriental é bem-sucedido pode resultar em paralisia progressiva e sangramento incontrolável.

A espécie é comum em todo o leste da Austrália e pode ser encontrada em uma ampla variedade de habitats (excluindo florestas tropicais e regiões alpinas). Seu grau de periculosidade está associado ao fato da cobra marrom estar em áreas de alta concentração humana e atacar com pouca hesitação se surpreendida ou encurralada. 

De acordo com o Museu, o alcance natural do animal inclui algumas das partes mais populosas do país, sendo encontrada com mais frequência na Austrália do que qualquer outro tipo de cobra.

Cobra da morte, mais um perigo da Austrália

A cobra-da-morte (Acanthophis antarcticus) é facilmente reconhecida por sua cabeça triangular, corpo curto e robusto e cauda fina. Assim como as duas primeiras da lista, essa serpente de nome ameaçador também é natural da Austrália, habitando as regiões do Território do Norte, Queensland, New South Wales, Victoria, Austrália do Sul e Ocidental, como informa o Museu Australiano. 

A instituição diz que essa espécie tem presas relativamente grandes e veneno tóxico. Segundo o Museu, antes da introdução do antiofídico específico para a cobra-da-morte, cerca de 60% das mordidas em humanos eram fatais.

Cascavel, a cobra que alerta antes de atacar 

As cascavéis, nome genérico de cobras das famílias SistrurusCrotalus, são aquelas cuja principal característica é que elas costumam avisar do perigo iminente. Quem puder ouvir o seu som de alerta, que vem da espécie de chocalho no final da cauda, já está perto demais deste animal peçonhento. 

As cascavéis são consideradas como cobras perigosas por possuírem um veneno potente que, se não tratado, pode causar mortes ou deixar sequelas debilitantes às vítimas das picadas, segundo informa a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – instituição de pesquisa responsável produção de vários medicamentos e vacinas, entre eles antivenenos.  

Este tipo de cobra pode ser encontrado na América do Norte e do Sul, concentrando-se no sudoeste do Estados Unidos e no norte do México. A cascavel possui um veneno bastante tóxico, que afeta os músculos e o sistema nervoso, diz a Fiocruz.

No caso das espécies encontradas nos países do norte, o veneno possui propriedades necrosantes causando morte celular ou de tecidos em volta do local da picada. Já o veneno das exemplares sul-americanas tem efeito neurotóxico, que atua no sistema nervoso e faz com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração, informa a Fiocruz. 

Víbora de Russel, a cobra que mais mata na Índia

A víbora de Russell (Daboia russelii), também chamada de daboia ou ortic polonga, é uma serpente terrestre abundante e altamente venenosa da família das víboras, de acordo com informações da Enciclopédia Britannica, plataforma de dados do Reino Unido voltada para a educação. 

Ela é encontrada desde a Índia até Taiwan e Java, e é uma das principais causas de mortes por picadas de cobra em sua região devido à presença frequente em terras agrícolas. 

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Smithsonian, o maior complexo de museus, educação e pesquisa do mundo, na Índia, por exemplo, picadas de cobra causam a morte de 46 mil pessoas por ano e a víbora de Russell está entre as quatro mais perigosas do país. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados