Como a maior população de rinocerontes do mundo diminuiu 70% em uma década

O Parque Nacional Kruger na África do Sul foi afetado por caçadores ilegais, corrupção e estiagem.
1:15

Criados em laboratório, embriões de rinocerontes são esperança para a espécie à beira da extinção

Empresa italiana de biotecnologia criou embriões viáveis de rinocerontes através da fertilização in-vitro – mas alguns especialistas estão céticos sobre sua eficácia.

"Fique bem, Sudan": último rinoceronte-branco do norte macho é reverenciado no Quênia

Ativismo, poesia e até cenouras – comida preferida de Sudan – marcam celebração em memória do animal. Morte amplia debate sobre a preservação da espécie
0:54

Sudan, o último rinoceronte-branco do norte macho, morreu

O Sudan, o último macho branco de rinoceronte deixado no mundo, morreu. Ele foi sacrificado depois de sofrer uma infecção grave na perna, juntamente a uma doença relacionada à idade, desde o ano passado. Sua morte deixa a subespécie com apenas dois indivíduos remanescentes, e criticamente mais perto da extinção. Duas fêmeas idosas, Fatu e Najin, permanecem na tutela protegida de Ol Pejeta, no Quênia. Os números de rinocerontes têm diminuído por décadas devido à perda de habitat e à caça furtiva.

Após a morte do último macho, o rinoceronte-branco-do-norte está condenado?

Duas fêmeas da subespécie continuam protegidas no Quênia.
1:46

Mãe rinoceronte ensina hienas famintas a não mexer com seu filhote

Esta cena pode ser vista sob duas perspectivas: A primeira é a da mãe rinoceronte que está fazendo de tudo para proteger sua prole. A segunda é a das hienas que estão se esforçando muito para capturar sua presa. O rinoceronte-branco fêmea dá voltas para proteger o filhote, já que ele é jovem demais para cuidar de si mesmo. Já as hienas estão fazendo um grande esforço para cansá-la. Quando o pequeno rinoceronte foge, a mãe e as hienas o seguem. Quem torceu pelos rinocerontes ganhou. O cinegrafista confirmou que a família toda escapou.
1:07

Bebê rinoceronte enfrenta carro, mas muda de ideia

Turistas em um sáfari na África do Sul conseguiram uma visão adorável quando um bebê rinoceronte foi até o carro. Mas esta cena feliz escancara uma grave crise. A África do Sul é o lar de 70% dos 29,5 mil rinocerontes-brancos restantes no mundo. Eles são muitas vezes mortos por causa de seus chifres, e mais de mil foram caçados em 2016. O rinoceronte brincalhão correu entre dois carros antes de eventualmente fazer o caminho de volta, para sua mãe no lado da estrada.
1:10

Amizades Insólitas – Ovelha adota rinocerontes órfãos

Prepare-se para a história mais fofa do seu dia! 
1:14

É possível salvar rinocerontes com a venda legal de seus chifres?

Lar da maioria dos rinocerontes do mundo, a África do Sul permite o comércio dos chifres do animal. Mais valiosos que ouro, os cornos são procurados por suas propriedades curativas nunca comprovadas. Fazenda reprodutora do país realiza, inclusive, leilões de chifres, alegando que isso pode diminuir a caça furtiva. Mas críticos discordam e dizem que a permissividade fomenta a demanda.

15 fotos tocantes dos rinocerontes ameaçados

Caçados agressivamente pelo chifres e pela pele, a situação dos rinocerontes é preocupante.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados