Dia Mundial do Rinoceronte: descubra 6 curiosidades sobre o animal

Os rinocerontes vivem na África e na Ásia, e chamam a atenção pelo tamanho e chifres.

Um rinoceronte-negro no Sera Rhino Sanctuary, Biliqo Bulesa Conservancy, Quênia.

Foto de David Chancellor
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de set. de 2023, 08:00 BRT

A família dos rinocerontes (Rhinocerotidae) é composta por cinco espécies. Três delas estão localizadas no centro-sul da Ásia e as outras na África, ao sul do deserto do Saara, de acordo com o Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados online de história natural da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Os encontrados no continente africano são o rinoceronte-branco (Ceratotherium simum) e o rinoceronte-negro (Diceros bicornis). 

O rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis), o rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) e o rinoceronte-de-java (Rhinoceros sondaicus) vivem em territórios do Nepal, Índia e Indonésia.

Em comemoração ao Dia Mundial do Rinoceronte, celebrado em 22 de setembro, a National Geographic fez uma seleção de algumas características curiosas desse animal. Confira.

1. Os rinocerontes são herbívoros

Dado o tamanho dos rinocerontes, muitos podem pensar que são animais carnívoros. No entanto, eles se alimentam de plantas e folhas. Enquanto os rinocerontes africanos buscam comida perto do solo, os rinocerontes asiáticos preferem as folhas das árvores. 

2. Os rinocerontes não têm boa visão

Os rinocerontes têm olfato e audição apurados. Entretanto, a qualidade da visão é muito ruim, informa a Encyclopedia of Life (EOL), banco de dados online sobre.

3. A existência do rinoceronte remonta a milhões de anos

Um rinoceronte-branco caminha após um banho de lama, na Reserva Tswalu Kalahari, na África do Sul.

Foto de Thomas P. Peschak

Restos de fósseis de rinocerontes foram encontrados e reconhecidos como sendo do final do Eoceno (período que vai de 34 milhões a 56 milhões de anos atrás).

Uma família relacionada ao rinoceronte, a Hyracodontidae, produziu o maior mamífero terrestre que já existiu: o Indricotherium, diz o ADW.

O animal tinha mais de 5 metros de altura e podia alcançar folhas a 8 metros acima do solo. Acredita-se que ele pesava cerca de 30 toneladas, mais de quatro vezes o peso de um elefante, explica o ADW

4. Por que os rinocerontes são caçados ilegalmente

A sobrevivência dos rinocerontes é ameaçada pela caça ilegal. De acordo com o Zoológico de Madrid, na Espanha, as pessoas caçam os rinocerontes por causa de seus chifres e devido à ideia errônea de que essa parte do corpo do animal pode ter usos medicinais. 

mais populares

    veja mais

    5. O que os rinocerontes fazem na maior parte do tempo?

    De acordo com a EOL, os rinocerontes passam a maior parte do tempo chafurdando – ou seja, banhando-se na lama. A principal função é reduzir o nível de estresse térmico (outro motivo possível seria proteger-se da picada de insetos).

    6. Alguns rinocerontes sabem nadar

    Para a surpresa de muitos, sim, alguns rinocerontes sabem nadar. Entretanto, nem todos conseguem. 

    Todas as três espécies asiáticas são excelentes nadadoras. Já os rinocerontes-brancos e negros (ambos nativos da África) não são. Em águas mais fundas, podem acabar se afogando.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados