Mpox: por que a varíola dos macacos mudou de nome

Desde 1970, a doença mantém o mesmo nome. Como será chamada e a partir de quando o novo termo começará a ser utilizado?

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 29 de nov. de 2022, 14:50 BRT

Micrografia eletrônica de varredura colorida do vírus da varíola dos macacos (laranja) na superfície de células VERO E6 infectadas (verde). Imagem capturada no NIAID Integrated Research Facility (IRF) em Fort Detrick, Maryland.

Foto de Niaid

No início deste ano, um surto de casos de varíola dos macacos foi registrado e alertou as autoridades em todo o mundo. Após receber informes sobre a linguagem racista e estigmatizante em torno do nome da doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu usar um novo termo para designá-la: mpox.

A varíola dos macacos é chamada desta maneira desde 1970. Agora, de acordo com a entidade mundial, os dois nomes (varíola dos macacos e mpox) serão usados ​​simultaneamente por um ano. Após esse período, o termo original será eliminado. O anúncio foi feito em um comunicado de imprensa, em 28 de novembro.

(Conteúdo relacionado: Quão contagiosa é a varíola? É preciso tomar vacina?)

Como se realiza a troca de nomes de doenças

A nomenclatura de novas doenças e, excepcionalmente, de enfermidades já existentes é de responsabilidade da OMS, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Família de Classificações Internacionais Relacionadas à Saúde da OMS, por meio de um processo consultivo que inclui os estados membros.

De acordo com esses protocolos, a organização realizou consultas para coletar as opiniões de vários especialistas, assim como de países e do público em geral. Com base nessas pesquisas e discussões, a OMS passou a adotar o termo mpox para aliviar as preocupações levantadas por especialistas e garantir que a denominação possa ser usada em diferentes idiomas.

As considerações incluíram como justificativa a adequação científica, o alcance do uso atual, a pronúncia, a usabilidade em diferentes idiomas, a ausência de referências geográficas ou zoológicas e a facilidade de recuperação de informações científicas históricas, assegurou a OMS.

O que é a mpox

A mpox (varíola dos macacos) é uma zoonose viral (um vírus transmitido aos humanos por animais) com sintomas semelhantes aos observados no passado em pacientes com a varíola comum, embora clinicamente de forma menos grave, indica a organização internacional.

“Vários estudos de observação demonstraram que a vacinação contra a varíola tem uma eficácia de cerca de 85% na prevenção da varíola dos macacos. Portanto, a vacinação prévia contra a varíola pode resultar em uma enfermidade mais leve”, sugere a OMS.

O surto de mpox em 2022

Desde o início de maio de 2022, casos de varíola dos macacos foram notificados em países onde a doença não é endêmica  e continuam sendo relatados em vários países endêmicos.

De acordo com o Mapa global do surto de varíola dos macacos de 2022, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), foram registrados 81 188 casos em todo o mundo até o dia 28 de novembro de 2022.

Já a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) indica que, até 28 de novembro de 2022, foram registrados 54 492 casos confirmados e 37 mortes no continente americano. 

No Brasil, entre 1º de janeiro e 5 de novembro de 2022, foram registrados 9312 casos e 11 óbitos pela varíola dos macacos. A informação consta no último boletim sobre a doença, publicado em 22 de novembro pelo Ministério da Saúde.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados