Como o sono influencia na saúde mental
Falta de descanso e de sono geram dificuldades na concentração e podem provocar estresse. Por outro lado, dormir bem ajuda as pessoas a serem mais criativas.
Um casal dorme depois de ficar acordado até tarde na noite anterior. Pessoas que não dormem o suficiente podem sentir muitas consequências negativas no dia a dia.
Descansar e dormir são importantes por vários motivos. Horas suficientes de sono de qualidade, por exemplo, contribuem para um bom desempenho durante o dia (permitindo que as pessoas sejam mais produtivas) e favorecem também o crescimento saudável.
A informação é do Instituto Nacional do Coração, dos Pulmões e do Sangue dos Estados Unidos (NHLBI, na sigla em inglês). De acordo com a entidade, a quantidade de sono recomendada para os adultos é de sete a oito horas diárias.
As pessoas que não dormem ou não descansam o suficiente podem sentir muitas consequências negativas no dia a dia.
“Se você tem deficiência de sono, provavelmente, enfrentará dificuldades para tomar decisões, resolver problemas, controlar emoções, comportamentos e adaptar-se a mudanças. A falta de sono reparador está relacionada à depressão, ao suicídio e a outras situações de risco”, alerta o instituto norte-americano.
Crianças e adolescentes são afetados de diferentes maneiras pela falta de sonho. Entre elas, o NHLBI menciona: problemas para relacionar-se com outras pessoas, sentimentos impulsivos e irritabilidade, mudanças bruscas de humor, falta de motivação, dificuldade para prestar atenção e estresse.
Por outro lado, descansar e dormir bem são fundamentais para que o cérebro funcione de maneira adequada, afirma a entidade dos Estados Unidos. “Enquanto você dorme, o cérebro se prepara para o dia seguinte, forma novas vias [caminhos cerebrais] que ajudam no aprendizado e no armazenamento de informações.”
Dessa forma, o sono noturno de boa qualidade melhora o aprendizado e a capacidade de resolver problemas. Ajuda na concentração, na tomada de decisões e na criatividade, conclui o NHLBI.