Como se proteger dos carrapatos e o que fazer se for picado

Aqui estão algumas dicas para manter os carrapatos longe. Veja o que fazer se encontrar um carrapato, como identificar uma picada e muito mais.

Por Tara Haelle
Publicado 22 de jun. de 2023, 10:11 BRT
naturepl_01721371

Se você encontrar um carrapato em seu corpo, como este do gênero Ixodes, você corre um risco maior de contrair alguma doença. 

Foto de Roman Willi Nature Picture Library

Ao aproveitar atividades ao ar livre ou em meio à natureza, as pessoas devem se lembrar de que não são as únicas. Autoridades de saúde alertam para a ocorrência de carrapatos, que podem transmitir doenças como a febre maculosa.  

O problema não ocorre apenas no Brasil. Nos Estados Unidos, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças informaram no início deste ano que casos de babesiose, outra doença transmitida por carrapatos, estão aumentando.

"Esta é a época do ano (verão no Hemisfério Norte) em que, em muitas partes dos Estados Unidos, as pessoas estão sendo expostas a carrapatos", diz Lyric Bartholomay, entomologista da Universidade de Wisconsin-Madison. Talvez seja pior este ano porque o clima esquentou mais cedo do que nos anos anteriores. "A atividade dos carrapatos aumentará à medida que as temperaturas subirem e, se tivermos uma primavera precoce, parecerá ruim porque, de repente, estaremos vendo carrapatos em uma época do ano em que nunca os vimos antes."

A melhor maneira de evitar uma doença transmitida por carrapatos é, obviamente, não ser picado por um carrapato. "Quando você está na natureza e vê aquelas placas que dizem 'Não alimente os animais', elas se referem a não alimentar o urso e os roedores, mas acho que isso deveria se aplicar também aos invertebrados", acredita Bartholomay. "Deveríamos tentar também não alimentar os sugadores de sangue."

Colocar as calças dentro das meias é uma maneira eficaz de evitar que os carrapatos atinjam as pernas.

Foto de Alex Treadway Nat Geo Image Collection

Veja o que você deve saber para se proteger dos carrapatos e o que fazer se for picado.

Como se proteger dos carrapatos?

Duas dicas importantes são usar as roupas certas e repelente. "Se estiver caminhando por áreas gramadas ou florestais, use calças compridas e camisas de manga comprida e, quando voltar, verifique se há carrapatos em suas roupas e pele", aconselha Timothy Brewer, médico infectologista e epidemiologista da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Bartholomay também recomenda usar roupas de cores claras, para que seja mais fácil ver os carrapatos, e enfiar as calças dentro das meias para que eles não possam subir pela perna da calça.

"Acho que há um pouco de medo de que os carrapatos caiam das árvores, e não é bem assim o que acontece com os carrapatos na maioria das vezes", diz Michael Reiskind, entomologista da Universidade Estadual da Carolina do Norte. Como geralmente procuram animais menores, eles costumam se agarrar em algum lugar da cintura para baixo e depois rastejar para cima.

Use um repelente que repele carrapatos, o que inclui os que contêm deet. A porcentagem de deet determina a duração do repelente, portanto, se você ficar em um local com carrapatos por apenas uma hora ou mais, uma porcentagem menor de deet é suficiente, diz Reiskind. Se você ficar fora por mais tempo, é aconselhável usar até 25% ou reaplicar o repelente. O inseticida permetrina em suas roupas também pode repelir os carrapatos.

Ao verificar se há carrapatos em você, procure nos tornozelos ou nas pernas se tiver saído por pouco tempo, recomenda Reiskind. Mas se você tiver saído por várias horas ou alguns dias, eles podem ter migrado para qualquer lugar. Portanto, peça a um amigo ou membro da família que verifique também suas costas e o cabelo.

mais populares

    veja mais

    Para se protegerem contra mosquitos e carrapatos, as recrutas dos Fuzileiros Navais dos EUA aplicam repelente umas nas outras durante o treinamento do campo de treinamento em Parris Island, Carolina do Sul.

    Foto de Lynsey Addario Nat Geo Image Collection

    O que fazer se encontrar um carrapato em você?

    Remova o carrapato, mas não se esqueça de tirá-lo por completo. Use uma pinça para segurar com firmeza o local onde ele está preso e puxe-o para cima com firmeza, mas de forma constante, sem sacudir. 

    Nunca esmague um carrapato e não o agarre pelo meio do corpo ou você correrá o risco de espremer o conteúdo dele de volta para o seu corpo, aconselha Bartholomay. Ela também recomenda nunca usar vaselina, fósforo ou qualquer outro produto. Após retirar o parasita, limpe a área da picada e suas mãos com álcool ou água e sabão, recomenda os CDC.

    Como saber se você foi mordido por um carrapato?

    Infelizmente, não há como distinguir facilmente a picada de carrapato de uma picada de aranha ou de mosquito, diz Reiskind. "A única maneira de realmente saber se você foi picado por um carrapato é se encontrá-lo em você, no ato da picada", diz ele.

    Os carrapatos não apenas picam e fogem. Eles se instalam para se encher de sangue, e os adultos permanecem no local por um ou dois dias antes de se tornarem totalmente cheios, de modo que muitas pessoas encontram o carrapato antes que ele caia da pele. As ninfas são muito menores – do tamanho de uma semente de papoula –, portanto, são mais difíceis de serem vistas e podem cair antes que você as veja.

    Uma picada de carrapato geralmente é uma protuberância vermelha e elevada, como uma picada de mosquito desagradável. Se houver uma erupção cutânea, você desenvolveu uma infecção, embora não seja possível saber de que tipo apenas pela erupção. 

    A erupção cutânea característica em forma de olho de boi, que muitas pessoas associam à doença de Lyme, pode ser causada por outros patógenos transmitidos por carrapatos, diz Reiskind. Ainda é possível que você tenha contraído uma doença se a erupção tiver uma aparência diferente ou se não houver nenhuma erupção.

    O que você deve fazer se tiver sido picado por um carrapato ou se suspeitar de uma doença transmitida por carrapatos?

    Os sintomas de uma doença transmitida por carrapato incluem febre, dores de cabeça, dores nas articulações e erupção cutânea, explica Timothy Flanigan, médico infectologista da Brown University. Se você apresentar febre, mal-estar ou erupção cutânea depois de estar em uma área onde os carrapatos estão ativos, Flanigan e Brewer recomendam que você seja avaliado pelo seu médico de atenção primária ou por uma clínica de atendimento de urgência.

    "Desde que você não esteja gravemente doente, provavelmente não precisará ir ao pronto-socorro do hospital", disse Brewer. Embora seja possível fazer o teste para doenças transmitidas por carrapatos, eles detectam anticorpos, que podem levar algumas semanas para aparecer no sangue, diz ele. "Se tivermos uma suspeita razoável de infecção transmitida por carrapatos, devemos ir em frente e tratá-la. Não esperaríamos pelo resultado do teste."

    Se você encontrar um carrapato em seu corpo que claramente está lá há algum tempo, você corre um risco maior de contrair alguma doença. Se for um carrapato de perna preta, você pode consultar um médico para tomar doxiciclina, um antibiótico que pode ajudar a evitar o desenvolvimento da doença de Lyme ou tratá-la depois que ela se desenvolver, dizem Brewer e Flanigan. 

    Muitas doenças transmitidas por carrapatos causadas por bactérias, como a febre maculosa, são tratadas com antibióticos. Porém, as doenças parasitárias, como a babesiose, podem exigir um remédio diferente, e as doenças virais, como o vírus Heartland ou a febre do carrapato do Colorado, não têm nenhum tratamento além de cuidados de suporte.

    Se você for picado e realizar um exame na tentativa de detectar alguma doença transmitida pelo carrapato, Flanigan observa que vários laboratórios o testarão para detectar patógenos. No entanto, os CDC não recomendam esses serviços de teste, pois a evidência de um patógeno não garante que você foi infectado. Mas algumas pessoas querem saber qual é o seu risco e, se surgirem sintomas, você pode informar ao seu médico quais são os resultados.

    Em que parte dos EUA há pontos críticos de carrapatos e doenças transmitidas por carrapatos? 

    Os carrapatos são encontrados em todos os lugares dos EUA, embora "diferentes partes geográficas do país tenham um padrão geográfico diferente de doença", diz Flanigan. Ele recomenda o site dos CDC sobre carrapatos para identificar os tipos de carrapatos, as doenças que eles transmitem e onde são encontrados.

    O carrapato de perna preta, que transmite a doença de Lyme, tem sido historicamente um problema principalmente no Nordeste dos EUA, mas tem se espalhado para o Sul e para o Oeste, e agora vive em toda a metade leste do país, com casos crescentes na parte superior do Meio-oeste e nos estados do meio do Atlântico.

    Mas muitos outros tipos de carrapatos transmitem doenças diferentes. A erliquiose é encontrada em todo o Sudeste e Centro-sul dos EUA, até o oeste do Texas. O carrapato-das-rochas, que pode transmitir a febre maculosa das Montanhas Rochosas, a febre do carrapato do Colorado e a tularemia, é encontrado em todo o Oeste e Noroeste do Pacífico. A babesiose ocorre com mais frequência no Nordeste e na parte superior do Meio-oeste, mas já ocorreram casos em outras regiões dos EUA, inclusive na Costa Oeste.

    Portanto, não importa onde você esteja, fique atento: verifique se há carrapatos no seu corpo, use repelente e vista roupas adequadas. E, se você for picado, não entre em pânico.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados